Saúde

Justiça manda FMS regularizar consultas e exames para pessoas autistas

A decisão se deu após uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público

Da Redação

Terça - 26/03/2024 às 08:18



Foto: Divulgação/FMS Sede da Fundação Municipal de Saúde
Sede da Fundação Municipal de Saúde

A 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina determinou que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) planeje e execute a devida prestação de consultas e exames, de forma adequada, contínua e suficiente, para pessoas dentro do transtorno do espectro autista (TEA). A sentença foi assinada pelo juiz Lirton Nogueira Santos, após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). 

Conforme o promotor de Justiça Eny Pontes, a ação civil foi proposta com o objetivo de garantir o desempenho adequado do atendimento à saúde dessa população. Ele também explica que a sentença confirmou liminar concedida anteriormente, em 17 de agosto de 2023, determinando a regularização em caráter de urgência de consultas e exames para pessoas com TEA, de maneira a sanar a demanda reprimida.

“Enfatiza-se a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, pois podem possibilitar o desenvolvimento de estímulos para a independência das pessoas com autismo. Assim, não há justificativa válida para o negligenciamento das necessidades de saúde dessa parcela da população”, destacou o magistrado na decisão.

Fonte: Com informações do MP

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: