ZPE Parnaíba será modelo para Uberaba

Uberaba modelo Parnaíba ZPE


A Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba(ZPE) será modelo para a implantação da ZPE Uberaba(MG), foi o que afirmou o secretário municipal de Planejamento do município, Cláudio Junqueira, ao presidente da ZPE Parnaíba, Dinarte Porto, durante visita as instalações da sede em Parnaíba, nesta quinta, dia 21. Os empresários da Agrocera, uma da empresas que será instalada na ZPE, Antônio de Pádua e Marcelo Sombra, também participaram da atividade.



De acordo com Junqueira, que ficou “muito impressionado com o processo de implantação da ZPE Parnaíba”, o Piauí será modelo e terá grande participação na elaboração do projeto da de Uberaba, pois esta obra “está muito bem feita, ‘pé no chão’, dentro da realidade. Sem muito excesso, inteligente. Certamente vai agregar muito para nós podermos fazer um projeto melhor, mais próximo do ideal”, declarou.



Porto apresentou as etapas de implantação da ZPE, da obra física ao processo de alfandegamento, à política de atração de investimentos. Para ele, dois pontos foram relevantes pós-visita, como a “garantia de um ambiente competitivo às empresas que ali se instalam, assim como comprometimento em instalar à ZPE, uma modalidade exitosa no mundo tudo e que aqui não seria diferente”, ressaltou.



As obras da ZPE estão sendo construídas em duas etapas. A primeira, já entregue, engloba a parte administrativa e o pórtico de entrada, e a segunda refere-se a ZPE “propriamente dita”, onde funcionarão a Receita Federal, Vigilância Sanitária e Secretaria de Fazenda, cujas obras estão previstas para ser entregues ainda em 2014. Ao todo, são investidos aproximadamente R$30milhões, oriundos do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES).



Paralelamente às obras, o processo de alfandegamento e prospecções de investimentos para implantação de empresas. Atualmente, duas estão com projetos aprovados e deverão implantar as unidades industriais no início de 2015 e mais uma aguarda aprovação de projeto junto ao Conselho Nacional de ZPE, do Ministério da Indústria e Comércio.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: