Cidade

Zona Norte e Sudeste recebem faxina nos bairros neste sábado (15)

A ação tem por objetivo reduzir os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya

Sexta - 14/09/2018 às 19:09



Foto: Reprodução Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

No Dia Mundial da Limpeza (15) a Faxina nos Bairros vai estar presente na Zona Norte e Sudeste de Teresina. A ação tem por objetivo reduzir os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya e é desenvolvida pelas equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU).

Os bairros que receberão o mutirão da limpeza são Tancredo Neves e Mafrense, às 8h da manhã. "Convidamos todos os moradores a retirar os resíduos que possam servir de locais para a proliferação do aegypti. É importante manter Teresina limpa para quando começar a chover, em janeiro, a gente não tenha locais quer permitam a criação do mosquito", disse Oriana Bezerra,Gerente de Zoonoses da FMS.

Segundo Oriana, dados dos últimos Levantamentos Rápidos do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostram sua efetividade – o último levantamento registrou um Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – de 0,2% na nossa cidade.

“Este resultado de 0,2% é fruto desta intensificação que fazemos com a Faxina, que é realizada durante todo o ano, além do trabalho de rotina dos agentes de endemias”, relata a gerente de Zoonoses. No último LIRAa, realizado em maio, este número foi de 0,7%, também considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.

A Faxina acontece desde 2015 e todo sábado visita dois bairros de diferentes zonas da cidade. Na zona Sudeste, o roteiro vai percorrer a Avenida Deputado Paulo Ferraz, Rua Des. Manuel Felício Pinto e Rua das Vacarias com ponto de encontro na Praça do Tancredo Neves. Já na zona Norte, o ponto de encontro é na Creche Tia Regina, Rua Padre Geraldo, quarteirão 05. O quadrante percorrido será o formado pelas ruas Manoel de Aguiar, Presidente Lincoln, Ria Barbosa, Teodoro Castelo Branco e Vaz da Costa.

O trabalho da faxina é feito em parceria com a população, que durante a semana recebe orientações para recolher todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de mosquito. No sábado, as equipes de limpeza se encarregam de recolher todo este material e dar o destino adequado, e os profissionais da Gerência de Zoonoses da FMS fornecem informações e orientações sobre o combate ao mosquito.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: