XXIII Festival de Bandas de Música de Teresina acontece em novembro

Serão quatro dias de apresentações, de 07 a 10 de novembro


Foto

Foto Foto: Ascom

O Festival de Bandas de Música de Teresina chega em 2018 em sua 23ª edição, completando 30 anos de formação musical profissional em todo o estado do Piauí. Serão quatro dias de apresentações, de 07 a 10 de novembro, às18h, no Palácio da Música, reunindo 21 bandas, com entrada franca.

Tradição entre as bandas do Estado, o festival resgata os valores culturais das bandas de música, respeito, ética e formação moral. Proporcionam o encontro de alunos e profissionais da música, bem como fortalecem a valorização das bandas de música na cidade.

“Temos muitas crianças em situação de risco e vulnerabilidade pelas más influências do meio em que vivem. Essa aproximação musical, por meio das bandas de música, atrai o interesse dos jovens, melhoram seu convívio social, disciplinam e proporcionam uma melhor qualidade de vida. Possibilita ainda, a escolha da música como profissão, o que acontece com muitos deles", comenta Gustavo Cipriano, que vem coordenando o projeto desde meados de 2014.

Vários são os exemplos de músicos profissionais que iniciaram carreira no projeto de bandas de música, tais como Vando Barbosa, Person Franciolis, Abiel Bonfim, todos os regentes das bandas da prefeitura, como o Maestro Rocha e seu próprio coordenador, Gustavo Cipriano, músicos da Orquestra Sinfônica de Teresina, da Banda do 25° Batalhão de Caçadores, entre outros.

Banda de música se define, basicamente, como um conjunto que abrange instrumentos de sopro, acompanhados de percussão. Surgiram na Europa por volta do século XVI, porém, elas não tinham a mesma linha que as bandas das corporações atuais possuem, pois seus instrumentos eram mais rudimentares. Com o aperfeiçoamento destes, passaram a se popularizar em alguns países europeus, como Inglaterra, Itália e França, especialmente durante o século XIX, quando instrumentos de metais tornaram-se mais fáceis de serem executados. Além disso, também está ligada ao desenvolvimento industrial, resultando na produção de instrumentos em larga escala, com preço acessível a todas as classes.

Com a exaltação do nacionalismo, houve a necessidade de criação de hinos cívicos e marchas, de tal modo que as bandas militares fizeram parte de significativos acontecimentos musicais. O avanço dos portugueses por novas terras e mercados fez com que as tradições musicais do reino influenciassem a música na América portuguesa. Já em 1808, com a vinda da família real para o Brasil e o estabelecimento de um exército nacional, as bandas militares se concretizaram.

O projeto Banda Escola vem sendo reconhecido como um dos mais importantes centros de formação de instrumentistas para a música do Piauí e região, educando e musicalizando crianças e adolescentes dos bairros e povoados de Teresina.

Para promover amostra das atividades realizadas dentro do processo de ensino e aprendizagem, com estudos individuais de instrumentos musicais, prática de conjunto e apresentações culturais, aproximação entre os alunos e a sociedade, o FESTBANDAS surge como espaço de lazer e interação com os colegas, professores e profissionais da área musical, além de propor o resgate dos valores culturais.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: