Educação

Xadrez: Alunos de 13 escolas municipais participam de Torneio

A competição envolve 25 alunos de unidades de ensino que desenvolvem o Programa Novo Mais Educação

Quinta - 14/12/2017 às 11:12



Foto: Ascom Torneio de Xadrez
Torneio de Xadrez

O xadrez virou um dos grandes aliados da educação nas escolas municipais de Teresina com o Programa Novo Mais Educação, especialmente em escolas de tempo integral, que passaram a utilizar um currículo pedagógico diversificado. Para consolidar e estimular essa prática entre os estudantes, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está promovendo hoje (13) e amanhã (14) o I Torneio de Xadrez Escolar, no Centro de Formação Odilon Nunes, a partir das 13h.

A competição envolve 25 alunos de 13 unidades de ensino municipais que desenvolvem o Programa Novo Mais Educação. Os competidores foram selecionados pelos monitores de xadrez de acordo com o desempenho nas oficinas e disputas internas. Agora, jogam em rodadas contra alunos de outras escolas, onde acumulam pontos nas categorias Infantil e Infanto.

A professora Hilda Mara, responsável pelas formações dos monitores de xadrez durante todo o ano, está coordenando o Torneio e explica que a competição entre alunos vai mensurar o trabalho realizado nas escolas. “É mais que um jogo. O xadrez traz uma série de valores que foram trabalhados com os alunos, então as disputas mostram um pouco disso, uma turma bastante concentrada, que entende as regras, respeita o adversário e usa o que aprendeu para evoluir de forma geral”, afirma.

Para a coordenadora das escolas de tempo integral no município, Eliane Santos, o evento valoriza e incentiva o xadrez como parte de uma formação integral. “Os alunos se sentem mais motivados a continuarem praticando. E essa é uma modalidade essencial para o desenvolvimento da concentração, melhora consideravelmente o desempenho em sala de aula”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: