Educação

X Olimpíada Piauiense de Matemática divulga resultado final na próxima segunda-feira (14)

A OPiM também oferecerá aos alunos premiados um programa de treinamento.

Quinta - 10/01/2019 às 21:01



Foto: Reprodução Foto
Foto

O resultado da 10ª edição da Olimpíada Piauiense de Matemática (OPiM) será divulgado pelo coordenador da OPiM, João Carlos de Oliveira Souza, pelo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes e pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, João Xavier da Cruz Neto na próxima segunda-feira (14), às 10h, através da Rádio FM Universitária (96,7). A olimpíada é uma realização da UFPI, em um esforço conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e algumas Secretarias Municipais, para incentivar o estudo da matemática.

O coordenador da OPiM destaca que o projeto é de grande importância para o ensino de Matemática no Piauí e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). “A última edição da OPiM foi em 2013 e, em 2018, o projeto foi reativado tendo como Comitê Executivo os professores Ítalo Dowell Lira Melo, subcoordenador João Xavier da Cruz Neto, Newton Luís Santos e Pedro Jorge de Sousa Santos. O Comitê Acadêmico da OPiM conta com diversos colaboradores do IFPI, UESPI e outras Universidades fora do Piauí”, observa o João Carlos.

Os melhores colocados serão premiados 30 medalhas de ouro, 25 medalhas de prata, 43 medalhas de bronze, 57 menções honrosas. Os professores dos alunos premiados serão agraciados com Certificados de Professor Premiado. Além disso, também serão premidas três escolas com melhor desempenho e duas menções honrosas, para uma a escola pública e outra a uma privada com desempenho destacado.

A OPiM também oferecerá aos alunos premiados um programa de treinamento em Olimpíadas de Matemática, cursos de aperfeiçoamento a professores e jornadas olímpicas, promovendo a interação entre professores e alunos, das redes públicas e privadas, assim como contato com profissionais da área de matemática, programas de pós-graduação e atividades científicas desenvolvidas no Departamento de Matemática da UFPI.

Mais sobre a OPiM
A OPiM divide os alunos por nível de acordo com suas séries. No Nível 1 competem entre si os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; no Nível 2 os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; finalmente no Nível 3 os alunos do Ensino Médio.

A 1ª fase da OPiM ocorreu no dia 17 de outubro de 2018 e consistiu de uma prova com 20 questões de múltipla escolha para cada nível, tendo o tempo de 2h e 30 min para resolver. Os 10 estudantes de cada nível de cada escola com melhor desempenho se classificaram para a próxima fase (ou seja, os 30 alunos com melhor desempenho de cada escola). A 2ª fase ocorreu no dia 17 de novembro e consistiu em uma prova de 6 questões subjetivas para cada nível com duração de 4h.

Em fevereiro de 2019, data ainda a definir, será a cerimônia de premiação no Anfiteatro da UFPI com a entrega das medalhas e certificados para alunos e professores e troféus para as escolas premiadas.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: