Geral

Wilson Martins solicita estudo para implantar energia solar no prédio

energia solar sesapi Governador

Terça - 21/05/2013 às 15:05



Foto: Caio Bruno Governador do Piauí, Wilson Martins
Governador do Piauí, Wilson Martins
O governador Wilson Martins autorizou estudo para a implantação de um sistema de energia solar no novo prédio da Secretaria de Estado da Saúde. Módulos e painéis solares fotovoltaicos vão transformar energia solar em eletricidade. As obras de reforma tiveram início na segunda-feira (20), com prazo de conclusão para 180 dias.

De acordo com o arquiteto da Sesapi, Napoleão Lima, o sistema vai servir de piloto para o Centro Administrativo, caso seja realmente viável, será estendido para os outros prédios. “Por determinação do governador vamos realizar esse estudo. A diferença é que essa energia não vai ser acumulada em bateria, ela vai ser lançada na rede pública. No final, vai ser feito o encontro de contas do que foi gerado e foi consumido pelo prédio”, afirmou.

O novo prédio da Sesapi será o primeiro do Centro Administrativo a receber sistema de combate a incêndio por meio de chuveiros automáticos, além dos extintores e hidrantes externos. Também passará por um processo chamado de Retrofit, que significa modernização de algum equipamento ou sistema já considerado ultrapassado.

“Muitas das instalações foram danificadas com o incêndio. Vamos refazer a parte elétrica, hidráulica, de cabeamento lógico e combate a incêndio”, explica o arquiteto.

Essa é a segunda etapa de reforma do prédio da Sesapi. A primeira aconteceu no final do ano passado e envolveu a parte estrutural do local. “No incêndio muitas ferragens foram rompidas, por isso a recuperação estrutural. Após essa etapa foi elaborado um novo edital para a reforma final de R$ 4,6 milhões. Hoje é o segundo dia de trabalho”, disse Napoleão.

Os recursos estão assegurados e, segundo a equipe da secretaria, a entrega da obra pode ser antecipada. “Estamos trabalhando para eliminar imprevistos e antecipar a conclusão dos trabalhos para 120 dias”, finalizou.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: