Mundo

WikiLeaks diz que equipe de Hillary tentou ajudar Trump nas primárias

O documento publicado pelo WikiLeaks, e dirigido aos membros do Comitê Nacional do Partido Democrata dos EUA, é datado de 7 de abril de 2015

Quarta - 25/01/2017 às 11:01



Foto: Reprodução .
.

Durante as etapas iniciais da campanha eleitoral nos EUA, a equipe da ex-candidata democrata à presidência, Hillary Clinton, tentou ajudar o republicano Donald Trump, acreditando que ele era um candidato fraco, diz um dos documentos da sede democrata publicado nesta terça-feira (24) pelo WikiLeaks.

O documento publicado pelo WikiLeaks e dirigido aos membros do Comitê Nacional do Partido Democrata dos EUA, inclusive ao chefe da campanha eleitoral de Clinton, John Podesta, é datado de 7 de abril de 2015 e descreve em traços largos as iniciativas para a estratégia eleitoral em relação aos candidatos do Partido Republicano.

A mensagem principal consistia em "fazer com que qualquer candidato republicano fosse desagradável para a maioria do eleitorado". Para isso, planejava-se "fazer com que todos os candidatos republicanos se atolassem em ideias extremamente conservadoras", o que lhes prejudicaria nas eleições gerais, "minar a confiança" para que eles não pudessem atacar os democratas e "bagunçar" a situação no caso de possíveis ataques contra Clinton.

Para pôr tal plano na prática, previa-se realizar a chamada estratégia dos "candidatos-rateiros" republicanos, que se pretendia usar neste sofisticado jogo político.

Nos EUA, os políticos populistas recebem a alcunha de "rateiros", sendo que eles, apesar da capacidade de convencer, levam os eleitores a uma catástrofe. Em 2015, a equipe de Clinton inscrevia o bilionário e apresentador de TV Donald Trump, o senador conservador Ted Cruz e o ex-neurocirurgião afro-americano Ben Carson (todos participaram das primárias republicanas) na lista de "rateiros".

Naquela época, os democratas estavam muito mais preocupados com os políticos mais ou menos tradicionais, como Jeb Bush e Marco Rubio, dado que uma parte significativa das recomendações vazadas era dedicada aos métodos para solapar confiança popular nestes políticos.

"Temos que celebrar os candidatos-rateiros para que estes virem líderes neste grupo [dos candidatos republicanos] e dizer à imprensa para que os veja com toda a seriedade", diz-se no documento.

Os respectivos métodos de "celebrar" tais candidatos não são especificados na carta. 

Fonte: Com informações do Sputnik Brasil.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: