Geral

Wellington visita Liceu e vai colocar colégio no plano de emergência

governador Liceu visita Wellington Dias

Segunda - 05/01/2015 às 12:01



O governador Wellington Dias visitou, na manhã de ontem, 4, o Colégio Liceu Piauiense, símbolo na educação no estado e que hoje vive uma situação crítica, com uma obra que iniciou em junho de 2014 e foi paralisada e abandonada pela empresa licitada.

Segundo os diretores Edvaldo Lima e Paulo Rocha, a escola funcionou de forma crítica no ano passado e os alunos foram os mais prejudicados e, para 2015, o Liceu não tem estrutura para funcionamento, pois há necessidade da conclusão da obra que abrange toda escola, orçada em cerca de R$3.600.000,00.

Na visita, o governador conferiu a situação das instalações físicas. No Liceu, faltam banheiros, o auditório está destruído, 95% das salas de aulas estão sem ar-condicionado e 50% delas não tem sequer energia. “No ano de 2014, funcionamos precariamente, o término das aulas foram antecipados de janeiro para dezembro”, diz o diretor Edvaldo, informando que não havia qualquer condição de funcionamento, onde até mesmo os alunos tiveram que usar os banheiros da administgração.

Com 1328, alunos no Ensino Médio e cerca de 240 do Pronatec e Proeja, o diretor Paulo Rocha diz que a evasão foi alta em razão da estrutura da escola e também por causa do alto índice de violência.

Governador Wellington Dias visita Liceu Piauiense( Foto: Marcelo Cardoso)Ao fazer a visita e conversar com diretores e funcionários, o governador Wellington Dias assegurou que vai colocar a escola no plano emergencial e a meta é analisar contratos e, de imediato, buscar soluções para o início do ano letivo. “Estudei no Liceu e dói ver a situação em que um colégio de tradição, como o Liceu, estar neste estado crítico de completo abandono”, relata.

O governador disse que o Piauí perdeu R$100 milhões do Ministério da Educação por não ter colocado projetos e nem atualizado dados no sistema do Ministério. “Queremos recuperar isso e incluir os projetos no Sistema do MEC e garantir, assim, uma educação de qualidade e de forma eficiente”, disse Wellington, declarando que a meta é reabrir o período de matrícula e o início do ano letivo.

“Vamos fazer os serviços essenciais funcionar com qualidade e eficiência, sem deixar de investir em melhorias de infraestrutura”, comenta.

Em outubro deste ano, o Liceu Piauiense fará 170 anos. É uma escola símbolo do Estado, onde já estudaram personalidades históricas do Piauí.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: