Wellington inaugura ETA da Santa Maria da Codipi

Com investimento de R$ 1,5 milhão vai abastecer toda a região


Inauguração da ETA da Santa Maria da Codipi

Inauguração da ETA da Santa Maria da Codipi Foto: Águas de Teresina


A Águas de Teresina inaugurou, nesta quinta-feira (17), a Estação de Tratamento de Água localizada na Grande Santa Maria da Codipi, que passa a ser chamada de ETA-Norte. A unidade foi concluída pela concessionária, sendo modernizada e passando a operar em sua plena capacidade. Solenidade ocorreu durante a manhã com a presença do governador Wellington Dias, outras autoridades e lideranças comunitárias da região.

Com investimento de R$ 1,5 milhão, a concessionária adequou e modernizou as instalações já existentes, além de investir em novos processos que garantiram a qualidade da água que é distribuída à população. Dos oito filtros existentes na ETA, dois estavam sem operação e foram habilitados pela empresa, que também promoveu a reforma dos decantadores. Com essa melhoria, a produção de água tratada mais que dobrou, saindo de 430 mil litros para 900 mil litros por hora.

Para Italo Joffílly, diretor-presidente da Águas de Teresina, a conclusão da ETA Norte representa um passo significativo para o atendimento aos moradores da região com água de qualidade. “Queremos ampliar a sensação de cidadania, melhorar, qualificar mais a vida das pessoas, fazendo com que a gente cresça mais, queira mais e possa mais. Essa é a nossa missão aqui em Teresina”, diz.

O governador Wellington Dias reforçou que as Parceria Públicos Privadas (PPPs) têm respondido com a agilidade e eficiência, dando destaque ao trabalho que a Águas de Teresina vem executando nesses dez meses de operação na capital. “A Águas de Teresina consegue, com uma agilidade maior e com a experiência acumulada, dar solução para o mesmo resultado que desejamos: água chegando nas casas com qualidade, além do esgotamento sanitário”, avalia.

Entre as melhorias executadas na ETA Norte estão ainda novos processos de tratamento: a pré-desinfeção, adição de cloro assim que a água chega à estação, o que facilita a retirada de matéria orgânica e metais; além da pré-alcalinização, quando a água recebe cal ou soda, utilizadas para ajustar o pH aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento. Foi adicionado também o uso de polímero no tratamento da água, substância que acelera o processo de decantação.

“A empresa foi, de forma inteligente, atrás das lideranças comunitárias e estabeleceu um elo de comunicação e ouviu as demandas dos moradores. A região da Grande Santa Maria por muito tempo sofreu com a falta de abastecimento, mas hoje são várias as comunidades alegres, tanto pelas ações já feitas como pelas obras que começaram agora”, diz Antônio Correia dos Santos, o Montanha, líder comunitário do Parque Brasil,

Ainda com foco em atender as comunidades que integram a região da Grande Santa Maria da Codipi, a empresa também colocou, pela primeira vez em operação um booster – unidade de bombeamento de água, no Residencial Jacinta Andrade. A unidade está operando com capacidade de distribuir até 240 mil litros de água por hora, atendendo quatro mil unidades habitacionais.

Os bairros beneficiados com a ampliação e modernização desses serviços são: Jacinta Andrade, Parque Wall Ferraz, Parque Sthael, Santa rosa, Santa Maria da Codipi, Santa Maria das Vassouras, Parque Brasil, Monte Verde, Monte Alegre, Chapadinha Norte, Residencial Francisca Trindade e Parque Firmino Filho

Fonte: Assessoria Águas de Teresina

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: