Geral

Wellington discute parcerias com Embaixada e Consulado do Canadá

O governador apresentou aos canadenses algumas áreas estratégicas passíveis de parcerias.
Fonte: Governo do Piauí | Editor: Redação 11/10/2017 09:38
Governador se reúne com representantes do Canadá Governador se reúne com representantes do CanadáFoto: Jorge Bastos

O governador Wellington Dias recebeu, nessa terça-feira (10), no Palácio de Karnak, a visita de representantes da Embaixada e do Consulado do Canadá no Brasil. Em pauta, o interesse de empresas canadenses em manter parcerias com a iniciativa privada e também Parcerias Público-Privadas com o Piauí.

“Pesquisamos alguns critérios que gostaríamos de investir no Brasil. Na perspectiva das PPPs, o Piauí está bem à frente de outros estados, o que permite entrar num estágio avançado de discussão”, pontuou Márcio Francesquine, do Consulado Canadense para Comércio Exterior e Desenvolvimento, que esteve acompanhado de Jason Reeve, da Embaixada do Canadá.

O governador apresentou aos canadenses algumas áreas estratégicas passíveis de parcerias. Entre elas, turismo, educação, tecnologia da informação, energias renováveis, mineração e comércio. Dias já manteve entendimentos com o governo do Canadá, para estabelecer parcerias de intercâmbio educacional e transferência de conhecimento na gestão do sistema prisional. A abertura de uma relação comercial Piauí-Canadá, se torna uma prioridade.

“Temos aqui uma pauta de produtos que podemos ofertar, como alimentos. Sabendo o que importamos deles, podemos comercializar diretamente. Podemos trabalhar uma base de atração comercial para distribuição dos produtos canadenses no nosso litoral”, destacou Wellington Dias.

A preferência dos canadenses é por parcerias com pequenas e médias empresas, com foco nas chamadas startups, empresas em estágio inicial. Os estrangeiros querem conhecer a Nova Ceasa, para entender o sistema local de comercialização de hortifrutis.

No final do encontro, houve troca de lembranças entre Dias e os canadenses. O governador foi convidado a participar de um encontro internacional, sediado no Canadá, em novembro, que reunirá referências em PPPs de vários países.

Comentários