Política

Wellington Dias se reúne com investidores espanhóis em Barcelona

Governador apresentou a carteira de projetos, potencialidades e demandas do Piauí
Fonte: Pablo Cavalcante | Editor: Paulo Pincel 27/02/2018 06:35
Governador expões potencialidades do Piauí em Barcelona Governador expões potencialidades do Piauí em BarcelonaFoto: Álvaro Luis Carneiro

O governador Wellington Dias se reuniu, na segunda-feira (26), em Barcelona, na Espanha, com diretores da Acció Catalonia Trade & Investment, agência pública que trabalha para mediar negociações entre empresários catalães e agentes estrangeiros, com o objetivo de angariar investimentos para o estado em áreas ligadas à infraestrutura. Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense apresentou a carteira de projetos, potencialidades e demandas do estado. A Acció é responsável por reunir vários grupos de investimentos espanhóis, que possuem capital de investimentos a serem aplicadas nas mais distintas áreas.

Para Wellington Dias, o encontro foi bastante proveitoso, aumentando o nível de competitividade do estado junto ao capital estrangeiro. “Vivemos em um mundo globalizado e precisamos que as melhores tecnologias, os melhores setores ligados à inovação, que tenham poder de investimento, estejam ao alcance do Estado. A Acció faz parte de um fundo que possui capital para investir, nosso objetivo é de que eles possam ajudar o Piauí a melhorar nossos programas, no sentido de arrumar investidores, empresas que tenham experiências e, sobretudo, facilitar o intercâmbio internacional”, ressalta o governador.

De acordo com a superintende de Parcerias e Concessões do Estado, presente na comitiva que acompanha o governador na Catalunha, Viviane Moura, o Estado encaminhará para a agência os estudos aqui realizados, que irá dar início ao processo de identificação de demandas. “Após esse processo de identificação de demandas, nós iremos de fato trabalhar para formalizar o termo de cooperação entre o Estado do Piauí e a Acció Catalonia Trade & Investment. Isso deve acontecer já agora, entre os meses março e abril. Para nós, dois setores são muito interessantes: o setor ferroviário, que trabalha tanto mobilidade urbana como a área de transporte de mercadorias. Da mesma forma, também vislumbramos investimentos no setor de saneamento. Eles têm várias empresas que possuem interesse e experiência vasta nesta área”, explica a superintendente.

Para Sônia Gonzalez, diretora de Atenção a Delegações Internacionais e Institucionais da Acció, a presença da comitiva piauiense é de extrema importância para o estreitamento de laço comerciais entre o Piauí e a Catalunha. “Sabemos que existem grandes oportunidades para empresas catalãs no Piauí e é muito interessante para a Accio, como agência de competitividade, oferecer e conhecer essas oportunidades de negócios para nossos investidores”.

Comentários