Política

Wellington recebe delegação da União Europeia no Karnak

Terça - 27/06/2017 às 18:06



Foto: João Alberto/PK Wellington Dias em solenidade
Wellington Dias em solenidade

O governador Wellington Dias recebeu nesta terça (27), a delegação de Vice-Embaixadores da União Europeia (UE) e de seus Estados Membros. A comitiva veio ao Piauí com o intuito de conhecer o Estado e explorar oportunidades de cooperação. O Governo do Estado e a UE buscaram ampliar intercâmbios de informações sobre possíveis áreas de interesse comum entre os países e o Piauí,que já conta com importantes investimentos europeus no setor de energias renováveis.

Para o governador Wellington Dias, as parcerias internacionais respondem às demandas do mundo globalizado e do câmbio de mercadorias, cada vez mais presente no mercado. “Isso está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. De acordo com o governo do Estado, a visita da delegação europeia ainda representa o potencial do Piauí e o interesse do Estado em estreitar relações na área da educação, da cultura, da pesquisa e do turismo.

“O que que temos de trabalhar é ter uma relação de duplo sentido, em que de um lado, a gente possa comprar, e da outra a gente ,possa vender. Uma relação em que possamos oferecer apoio naquilo em que temos grandes potencialidades e oportunidades. E com isso, o objetivo é ampliar o desenvolvimento, gerar emprego e renda. Vários países que estiveram aqui já são parceiros do Brasil e do Piauí, aqui estamos trabalhando para ampliar ainda mais”, explicou Dias.

Participaram da visita a vice-embaixadora da União Europeia, Claudia Gintersdorfer; acompanhada do Chefe do Setor de Cooperação, o Embaixador da Irlanda, a Embaixatriz da República Tcheca e os Vice-Embaixadores da Alemanha, da Bélgica, da França, de Portugal e do Reino Unido.

A comitiva está no Piauí há uma semana e já visitou as instalações do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. “É um lugar muito especial, um patrimônio mundial, da humanidade. Para nós, o próximo ano é o ano europeu do patrimônio cultural e estamos nos preparando com a visita à Serra da Capivara. Aqui em Teresina estivemos em um encontro hoje pela manhã com a prefeitura e agora com o Governo do Estado. Vimos apresentações muito interessantes, que representam a cultura de Teresina como a do Piauí”, contou a ministra Gintersdorfer.

Cláudia ainda agradeceu a hospitalidade e as boas vindas calorosas recebidas no Piauí. “Estamos surpresos com o bom resultado do estado na Educação e da Saúdeí. O Piauí está no caminho certo, porque investir na área da saúde e educação é essencial para o desenvolvimento do estado e para o bem-estar da sua população. Acho que nós também podemos ajudar nesse sistemas. Estamos à disposição”, revelou a ministra europeia.

Cidades inteligentes e intercâmbio

Ainda na temática do sistema de desenvolvimento sustentável, tanto para a proteção ambiental da Serra da Capivara, o grupo europeu busca parcerias no âmbito da urbanização sustentável. A ideia é de desenvolver projetos em cidades piauienses, um deles em Teresina interligando-a a uma rede ações que visam criar “cidades inteligentes”. Outro porto de intercâmbio é voltado para a pesquisa acadêmica com foco nos jovens estudantes, criando cooperação, mobilidade acadêmica e programas de pesquisa na União Européia.

Viagem à Brasília

Na tarde desta terça, Wellington Dias desembarca em Brasília, onde busca novos créditos junto a Caixa Econômica Federal. “A nossa expectativa é celebrar essa possibilidade de empréstimo, de crédito e com isso garantir a  ampliação da capacidade de investimentos no ano de 2017 e concluir obras que ainda estão em andamento”, adiantou o governador.

Os investimentos deverão ser aplicados na área de infraestrutura, educação, abastecimento hídrico e uma parte para contrapartidas de convênios com o governo Federal.

Finalização do Coresa

Sobre a finalização do Consórcio Regional de Saneamento do Sul do Piauí (Coresa), Dias contou que uma proposta está sendo negociada junto aos prefeitos da região. “Eu irei ao sul do estado este mês de julho, começo de agosto, onde vamos apresentar uma proposta, que eles [prefeitos] já manifestaram interesse de serem parceiros no sentido de ampliar investimentos na área da água, do esgoto e da coleta de lixo”, concluiu Dias.

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: