Política

Wellington reassume governo depois de dez dias no Canadá

Terça - 25/07/2017 às 11:07



Foto: Paulo Barros Governador Wellington Dias com Margarete Coelho
Governador Wellington Dias com Margarete Coelho

Depois de dez dias em missão oficial ao Canadá, o governador do Piauí, Wellington Dias reassumiu ontem (24) à noite, quando houve a transmissão de cargo pela vice-governadora Margarete Coelho, na residência oficial da Ladeira do Uruguai, em ato simples, acompanhado pelos coordenador de Comunicação, João Rodrigues, e secretário de Estado do Planejamento, Antonio Rodrigues Neto.

Wellington Dias conversou com os jornalistas ao final da transmissão, quando revelou detalhes da viagem, que acertou parcerias em vários setores da administração, como infraestrutura, educação, saúde, segurança pública e turismo, além de servir também para contatos com empresários do setor automobilístico.

Wellington Dias de volta ao Palácio de Karnak
Wellington Dias de volta ao Palácio de Karnak                                                                                                     Foto: Jorge Bastos

Educação 

O Piauí e o Canadá vão promover intercâmbio para alunos e professores, que vão poder estudar línguas (inglês e francês) no Canadá, bem como os estudantes e professores canadenses poderão vir ao Piauí estudar português e auxiliar professores do Estado no ensino de línguas, já a partir de setembro, numa parceria com Languages Canadá, órgão governamental responsável pela promoção e difusão do Inglês e Francês no mundo.

O intercâmbio, segundo Wellington Dias, vai trabalhará a educação à distância, com o ensino direcionado à conversação e à profissionalização nas áreas de turismo e serviços em diversas áreas.

Segurança

A ressocialização dos presos no Canadá também foi tema de conversas com gestores públicos locais. A Penitenciária de Kingston conseguiu reduzir em 56% o número de presos mantidos encarcerados.

“Eles têm uma incidência muito baixa de drogas, algo como 4% dos presos são em decorrência da dependência química, enquanto nós aqui chegamos entre 60 e 70%. O ponto principal é um sistema que no momento em que tem a aplicação da pena aquele preso é avaliado juntamente com todo seu histórico”, explicou Wellington Dias.

Indústria

Dias conversou com empresários da BRP, fabricante de quadriciclos e motos aquáticas para promoção de eventos esportivos no Piauí, como acontece com o kitesurf, que tem uma etapas nacional e mundial nas águas de Cajueiro da Praia. “Vamos ter bons resultados dessa agenda com o Canadá foi muito produtivo”, avaliou o governador

Interinidade

A vice-governadora Margarete Coelho também avaliou como proveitosa a sua permanência no cargo, bem como foi positiva a viagem do governador ao Canadá. “O governador trouxe excelentes notícias para o Piauí. Nós precisamos não nos entregarmos à crise e ficarmos nesse pessimismo de achar que não vale a pena lutar pelas coisas do Piauí. Então, isso nós temos caminhado exatamente no sentido contrário”.

Entrevista após a recondução ao cargo
Wellington Dias e Margarete Coelho concedem entrevista após a transmissão de cargo                                Foto: Paulo Barros

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: