Política

Wellington Dias negocia com o CAF investimentos de US$ 150 milhões no Piauí

Os recursos serão investidos em obras de abastecimento, estradas, produção e qualificação profissional

Quarta - 23/11/2016 às 20:11



Foto: Doroty Amaral Reunião com o CAF, em Brasília
Reunião com o CAF, em Brasília

Foi movimentada a agenda do govenador Wellington Dias, em Brasília, nesta "superquarta-feira (23)", que incluiu audiências com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, e com o presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Victor Rico. Dias e Rico discutiram investimentos da ordem de US$ 150 milhões em vários projetos, como o que já vem sendo trabalhado com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (Fida) e o Banco Mundial voltado para a redução dos efeitos das mudanças climáticas no Piauí.

Acompanhado do superintendente de Cooperação Técnico-financeira da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Sérgio Miranda, o governador Wellington Dias explicou a Victor Rico que além da questão ambiental, esse projeto também prevê a geração de emprego e renda para as famílias beneficiadas.

A partir de barragens-mãe, como a do Jenipapo, em São João do Piauí, e do Canindé, em Conceição do Canindé, principalmente na região do semiárido, serão construídas várias pequenas barragens – algumas já prontas e outras com obras em andamento – para recarga do lençol freático que abastece os poços. A proposta também contempla a recuperação das nascentes e da mata cilicar nesses municípios.

Wellington Dias com Victor RicoWellington Dias com Victor RicoFoto: Doroty Amaral

Além de garantir a manutenção desses poços, as águas acumuladas vão permitir a execução de vários projetos de convivência com a estiagem, incluindo a piscicultura, caprino e ovinocultura, agricultura irrigada para produção de frutas e de pastagens.  

A carta consulta com a proposta prévia do Estado para formalizar o contrato deve ficar pronta ainda este ano e vai também vai incluir investimentos em estradas de acessos aos municípios, situação de água e qualificação profissional.

Segundo Wellington Dias, o governo pretende acelerar a liberação dos recursos, já que as instituições avaliaram a situação do Piauí, que conseguiu demonstrar capacidade de investimento e de pagamento. ”Nós incluímos esse projeto dentro das propostas que estamos negociando com o Tesouro Nacional”.

Fonte: Paulo Pincel/Com informações de Doroty Amaral, direto de Brasilia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: