Municípios

Wellington Dias lança 5ª edição do Festival da Uva de São João do PI

O 5º Festival da Uva de São João do Piauí foi lançado oficialmente, nesta quarta-feira (28), pelo g

Quarta - 28/10/2015 às 17:10



Foto: Francisco Leal/PK Governador Wellington Dias lança a 5ª Edição do Festival da Uva de São João do Piauí
Governador Wellington Dias lança a 5ª Edição do Festival da Uva de São João do Piauí
O 5º Festival da Uva de São João do Piauí foi lançado oficialmente, nesta quarta-feira (28), pelo governador Wellington Dias, em solenidade no Palácio de Karnak. A realização do Festival, de 6 a 8 de novembro, é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Prefeitura Municipal. O festival vai comemorar e promover a produção de uvas de São João do Piauí e estimular o turismo no município.

Durante os três dias do evento, atrações artísticas se apresentam na praça Honório Santos. Já estão confirmados os shows musicais dos cantores Elba Ramalho, Margareth Menezes, Fernando Mendes, do acordeonista Waldonys, Fabrícia e Banda e do grupo Real Som. A programação vai contar ainda com Festival Gastronômico de Cabritos e Carneiros, atrações culturais locais e regionais, apresentações folclóricas, roteiros turísticos e a exposição de artesanato e outros produtos do município e outras cidades da região.

De acordo com o governador Wellington Dias, São João tem um potencial para a agricultura e o Governo do Estado está incentivando a cultura da convivência com o Semiárido e a condição para trabalhar com a irrigação. “Queremos estimular a fruticultura irrigada da região, dando segurança para a produção e a qualificação dos agricultores”, explicou Dias.

Em seu discurso, o chefe do executivo do Estado propôs a realização de uma reunião de trabalho, com os prefeitos da região da Serra da Capivara, para conversar com investidores interessados na região e planejar a consolidação da região na área da produção agrícola, turismo, mineração e energia. Wellington destacou a inauguração do aeroporto de São Raimundo Nonato como um incentivo para o desenvolvimento do turismo da região e anunciou que fará a reforma da pista de pouso do aeroporto de São João do Piauí.

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, informou que o Assentamento Marrecas, onde a uva é plantada, conta com um sistema de agricultura irrigada e já está com a produção da uva Itália e Benetaca garantida. “São João do Piauí já está preparado para receber os turistas. A programação já está fechada e a infraestrutura garantida”, frisou Gil Carlos. O prefeito informou que, durante o festival, as 80 famílias que produzem uva no assentamento receberão palestras e participarão de oficinas de capacitação.  

Fonte: Celina Honório

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: