Wellington Dias garante que Estado não irá quebrar

O chefe do executivo piauiense fez a leitura da mensagem anual aos parlamentares e distribuiu o documento intitulado “Um estado que cuida de gente”, confira!


Entrega da mensagem do governador aos deputados

Entrega da mensagem do governador aos deputados Foto: Divulgação/Ascom

O governador Wellington Dias (PT) apresentou a carta aos deputados na manhã desta segunda-feira (4) na abertura do ano legislativo. O chefe do executivo piauiense fez a leitura da mensagem anual aos parlamentares e distribuiu o documento intitulado “Um estado que cuida de gente”, contendo 170 páginas.

O governador garantiu que o Estado não irá quebrar. "Dificuldades podem nos envergar, mas não nos quebrar, porque trazemos em nós a força de um consenso em favor da construção de um Estado melhor, que se faz a partir de uma escolha simples: o Governo deve, prioritariamente, cuidar das pessoas", afirmou Wellington Dias.

Logo no primeiro parágrafo do documento, o governador ressalta as conquistas e os avanços alcançados desde o seu primeiro mandato, em 2003. “Todos sabem que nem é fácil, nem simples a tarefa de mudar substancialmente uma economia e, por consequência, uma sociedade. É trabalho para uma geração inteira, a nossa geração, que deve preparar o Estado para a geração atual e as gerações futuras”. diz trecho do documento.

O governador também destaca a educação, cujo o Piauí está entre os estados com mais escolas de nota 5 no IDBE. “O Governo se esforçou no sentido de reformar e ampliar escolas, dotá-las de equipamentos de informática, climatizar as salas de aula, qualificar permanentemente os educadores. A oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos cresceu 277% entre 2015 e 2018, enquanto o ensino profissional teve uma expansão superior a 30%, hoje com 75 escolas técnicas espalhadas pelo Estado.

A mensagem também fala sobre a expansão da oferta de ensino superior através da Universidade Aberta, que em 2018 registrou matrículas de quase 19 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação, um crescimento superior a 50% na comparação com 2015, quando se iniciou o mandato findado em dezembro passado.

Entrega da mensagem do governador aos deputados(Deputados acompanham a leitura da carta do governador Wellington Dias/Foto: Ascom)

“ Os resultados da educação podem ser medidos todos os anos através do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – SAEPI, que proporciona um olhar sobre o nível de aprendizado de cada escola e permite intervenções necessárias para a melhoria sistêmica do ensino público estadual. Em 2018, o SAEPI foi aplicado a quase 110 mil estudantes em 600 escolas estaduais”.

Elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma das prioridades de Wellington Dias. O governador quer o IDH acima de 0,7 e disse que para chegar ao alcance dos resultados, buscou-se uma atuação conjunta e planejada entre os órgãos de governo.

“Alcançar um alto índice de Desenvolvimento é meta prioritária para os próximos quatro anos. Em 2022, a meta é a de que o IDH do Estado esteja próximo ou acima de 0,7, o que significa alto desenvolvimento. Essa será uma tarefa de todos e de todas. [...] Esse compromisso é do Governo, dos gestores, dos senhores e senhoras deputadas e do povo do Piauí. Nossa obrigação é gigantesca. Precisamos honrar a confiança que nos foi depositada. Cada homem e mulher que compõe este Governo, seja no executivo, no legislativo ou no judiciário, terá responsabilidade com o futuro do povo piauiense. Será uma administração com sacrifícios para todos, para que seja possível vencer os tempos difíceis de crise econômica e política de impacto mundial”. diz a carta.

VEJA O DOCUMENTO! 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: