Política

Wellington chora na Assembleia ao lembrar Dona Marisa

“O que fizeram a essa mulher nos últimos meses também é parte do que aconteceu com ela"

Quinta - 02/02/2017 às 19:02



Foto: Paulo Pincel Wellington Dias chora ao lembrar Dona Marisa Letícia
Wellington Dias chora ao lembrar Dona Marisa Letícia

Falando de improviso ao invés de ler a Mensagem Anual aos deputados estaduais, durante a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (2/2), o governador Wellington Dias resumiu os objetivos do governo nos próximos anos: geração de emprego e renda para expansão do crescimento com qualidade de vida. E chorou ao lembrar da amiga, Dona Marisa letícia, esposa do ex-presidente Lula, que faleceu hoje. 

O governador destacou a retomada das obras da transnordestinas, agora em fevereiro; a cobrança, ao presidnte Michel Temer, da conclusão do Programa Luz Para Todos no Piauí; a instalação de mais UTIs nos hospitais no interior e outras obras que serão retomadas graças aos recursos dos emprestimos aprovados pelos deputados e dos mais de R$ 150 milhões que o Piauí conseguiu economizar com as medidas adotadas para reduzir o déficit na previdência estadual.

Dias anunciou a execução de um projeto ousado de instalar, a partir de março, banda larga de 40 megabytes em 54 bairros de Teresina, com custo de R$ 42 milhões.                       

Wellington Dias falou dos avanços na educação, saúde, infraestrutura e anunciou várias ações, inclusive propostas que deverá encaminhar nos próximo dias à Assembleia Legislativa, a quem agradeceu pela aprovação de leis importantes, como a que estabeleceu o ajuste fiscal do Estado e as mudanças na previdência.

Dias também citou a aprovação dos empréstimos em 2015 e 2016, que permitiram ao Estado retomar os investimentos o que resultou no melhor desempenho da economia dentre os estados brasileiros.                         

O desafio do governo, segundo Wellington Dias, será fazer a atração de investimentos para o Piauí no momento em que o país vive uma instabilidade, uma desconfiança, fazer acelerar a economia, atrair investimentos para trazer mais qualidade de vida. Fazer com que o setor privado possa se somar e também fazer os seus investimentos.

“O objetivo aqui é ampliar os investimentos. Sou grato a minha equipe, sou grato aos servidores públicos, que se comprometem de uma responsabilidade com crescimento do Estado. Reconheço que o Estado poderia até pagar melhor, mas mesmo neste momento de dificuldades, os servidores atuam em cada área para que as coisas aconteçam.

Lágrimas      

Durante a sua fala, o governador chorou ao lembrar que acompanha de perto o drama da família, a situação de um amigo, um companheiro e sua esposa, recordando que perdeu o pai recentemente e por isso sabe o quanto isso dói.       

“O que fizeram a essa mulher nos últimos meses também é parte do que aconteceu. Neste momento de intolerância, nesse momento de abuso autoridade, em que há um denuncismo falso, fácil, onde muitas vezes não se mede as palavras, não se sabe o quanto isso mexe, transforma a vida das pessoas. Dizendo isso eu quero comunicar que após esse evento que ela está viajando a São Paulo onde vou estar, com a nossa vice-governadora acompanhando pelo Piauí os momentos de adeus a dona Marisa”, avisou.

“Acompanhei pessoas perderam filhos, perdendo esposa, irmão. É sempre um momento muito doloroso. Eu sei mais do que muitas pessoas do papel que Dona Marisa exerceu, com sua responsabilidade, com a sua simplicidade, o papel que ela assumiu. Tive o privilégio de ficar na sua casa e também tive o prazer de recebê-los aqui, assim como outros amigos", lembrou.                 

Wellington Dias recordou que quando Lula conheceu Dona Marisa Letícia, quando Lula a conheceu, uma descendente de italiana, ela já era uma pessoa que tinha sensibilidade social extraordinária. “Hoje, através das redes sociais, é divulgado uma declaração dela, de há muitos anos atrás, em que ela lembra que em 1980 quando foi criado o Partido dos Trabalhadores foi ela quem costurou a primeira bandeira do PT, com tecidos que tinha no seu ateliê, na sua máquina de costura".

Para o governador, Dona Marisa foi na verdade uma grande artesã para dar o suporte ao homem que seria o presidente do Brasil, eleito duas vezes pelos brasileiros. "As mulheres, que me  permitam os homens, com apoio que recebemos no dia a dia das nossas esposas, as mulheres têm uma capacidade de fazer múltiplas coisas, mas até que nós homens eu reconheço isso convivendo ela. Esposa de um líder que chegou onde chegou deputado federal, presidente da República, não exerceu nenhum cargo público, não foi da direção do partido. Foi alguém que fez um trabalho da maior importância, assumindo a gestão da familiar para que o presidente Lula pudesse ter a liberdade de fazer acontecer as missões e seus sonhos. Quero reforçar que ela tinha os mesmos ideais e foi importante para sua família, importante para o Brasil", concluiu.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: