Geral

W.Dias trata sobre o metrô da capital com investidores em Madri

Empresa W.Dias Madri Teresina Revitalização

Sexta - 11/12/2015 às 21:12



Foto: CCom Wellington destacou que o estado é um dos melhores locais para a prospecção de energia solar
Wellington destacou que o estado é um dos melhores locais para a prospecção de energia solar
O governador Wellington Dias visitou, na manhã desta sexta-feira (11), as instalações da Sener, localizada no Distrito Industrial de Madri. A empresa espanhola de engenharia de projetos atua nas áreas de transporte, tecnologia aeroespacial - na qual é pioneira desde 1967, energia solar, resíduos sólidos urbanos, biomassa e lubrificantes, esta última ação realizada em parceria com a Petrobras.

Segundo o governador, a empresa demonstrou interesse em realizar projetos para modernização do metrô de Teresina e revitalização da ferrovia que liga Teresina a Parnaíba. “De pronto, a Sener demonstrou interesse na Parceria Público-Privada que o estado está negociando com o Ministério das Cidades para quatro trechos do metrô de Teresina, no modelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs), uma obra que se encaixa dentro do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Mobilidade. No início de 2016, vamos iniciar essa obra de modernização com um investimento de R$ 440 milhões. Metade desse investimento será feito por meio do PAC, e outra metade por meio de um empréstimo com a Caixa Econômica Federal”, explicou Wellington Dias.

Coordenado pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), o projeto prevê a modernização do metrô desde a região do Renascença até a Estação Central, na Avenida Maranhão, com a instalação de modernos terminais. Além da restruturação das estações, haverá a renovação da frota, com três novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), oferecendo mais agilidade e comodidade no transporte metroviário da capital.

A obra atraiu o interesse dos investidores da Sener, que se prontificaram a estudar o projeto. “A partir dessa primeira obra, o objetivo é ter o setor privado como parceiro na gestão do metrô e, paralelo a isso, em um contrato de parceria com o Estado, um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão para a construção de novas etapas”, pontou Dias.

Além do setor metroviário, o governador tratou da possibilidade da empresa estudar o setor de bioenergia no Piauí, por meio da reserva de eucalipto plantado no estado, da mesma forma com o coco babaçu. A Sener estuda a possibilidade ainda de analisar o complexo de logística que traz o novo aeroporto de Teresina, o porto seco e as hidroelétricas do rio Parnaíba. A empresa já está credenciada para operar investimentos na área de produção de energia solar.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: