Política

W.Dias tem proposta para alavancar pescado

Recuperação Guadalupe Estradas Escoamento Pescado

Sexta - 19/02/2016 às 15:02



Foto: Caio Bruno/Alepi Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias
O governador Wellington Dias garantiu, nessa quinta-feira (18), apoio para recuperação de 60 quilômetros de estradas para facilitar o escoamento do pescado produzido na região de Guadalupe, no Sudoeste piauiense. As intervenções se darão em parceria com produtores e prefeituras da região e devem ocorrer antes da semana santa, período de maior venda de peixes. Aproveitando a visita de empresários do ramo ao Palácio de Karnak, o governador apresentou a proposta de um novo modelo que pode alavancar a produção e exportação de pescado no estado, espelhado no projeto Peixes da Amazônia, sediado no Acre.

A ideia é implantar um complexo industrial financiado por um banco público, capaz de produzir alevinos, ração e outros insumos para fornecer a pequenos médios e grandes produtores, visando a criação de espécies como tilápia, surubim, pintado, pirarucu e tambaqui gigante. Os produtores se organizariam em cooperativa e ganhariam com a venda e como sócio da base industrial. A meta inicial é produzir 30 mil toneladas de pescado por ano, para abastecer o mercado nacional e chegar ao exterior.

O governador vai até a região de Guadalupe conhecer os arranjos produtivos já instalados na calha da barragem de Boa Esperança e levantar as necessidades em termo de infraestrutura. Em março, o projeto será apresentado aos produtores.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: