W.Dias participa de lançamento de indústria em São José do Divino

A fábrica terá capacidade de produzir até 80 mil litros de leite por dia.


Wellington Dias participa de lançamento de indústria de leite

Wellington Dias participa de lançamento de indústria de leite Foto: João Allbert

No município de São José do Divino, o governador Wellington Dias participou do lançamento da construção da indústria de lacticínios Divino Leite S/A. A fábrica, que deve ser concluída em aproximadamente 12 meses, vai gerar cinco mil postos de trabalho em 22 municípios da região. 

Com produção inicial estipulada para 40-60 mil litros de leite por dia, a Divino Leite poderá chegar a 80 mil litros do produto, abastecendo boa parte do consumo piauienses de leite que chega a 200 mil litros diários.

"É a primeira indústria piauienses capaz de industrializar o leite longa vida, o consumo de leite que mais aumentou e segue aumentando no Piauí. Comprávamos tudo de fora e agora, com a Divino Leite, vamos garantir um produto 100% feito no Piauí, com a vantagem de ter uma empresa âncora para fazer acontecer o desenvolvimento da produção nessa região", pontuou o governador Wellington Dias.

O diretor-presidente da Divino Leite, Francisco Marcelo Carvalho, falou da perspectiva otimista de visualizar a produção de lacticínios no estado. "Iniciamos estudos técnicos quando muitos diziam que o Piauí não tinha capacidade de produção. Diante desses estudos encontramos diversas possibilidades e parcerias com mais de 500 famílias que sobrevivem com a produção de leite. Vamos provar que nós piauienses somos capazes de produzir nosso próprio leite", afirmou.

As instalações da Divino Leite estão sendo construídas no km 134 da BR 343, próximas à entrada da PI 311, no povoado Piçarreira, distrito de São José do Divino.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, outros investimentos deverão se instalar nos próximos anos no Norte piauiense. "Essa região não vai se fortalecer apenas na área do leite. Outras empresas da área de fruticultura e piscicultura vão surgir", revelou Limma.

Câmara Setorial

Na ocasião, Dias homologou, através de decreto estadual, a Câmara Setorial do Leite do território da Planície Litorânea. A cooperativa agropecuária se Piracuruca e associações como a de produtores de leite de Caraúbas e a de Produtores Rurais de São José do Divino, estão entre as entidades que ao lado de órgãos de governo e de bancos de financiamento público irão compor a câmara.

Asfaltamento

Antes de participar da solenidade na Divino Leite, o governador Wellington Dias deu por entregue a implantação de pavimentação asfáltica de diversas ruas de Piracuruca. Foram cerca de 50 mil metros quadrados de asfalto implantados especialmente no Bairro de Fátima, maior bairro da cidade onde 25 ruas foram pavimentadas. Outras doze ruas do bairro Baixa da Ema também receberam asfaltamento, totalizando cerca de R$ 7,5 milhões provenientes de operação de crédito Pró-Desenvolvimento II e do Tesouro Estadual, aplicados através da Secretaria de Transportes (Setrans).

Encontro com indígenas

Após as solenidades, Wellington seguiu para a localidade Nazaré, município de Lagoa do São Francisco (PI), onde participa do III Fórum Nacional de Museus Indígenas.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: