Brasil

Volume de soja deve crescer 10%, aponta Expedição Safra

safra aumento matopiba soja

Quinta, 26/03/2015 às 21:03



Foto: divulgação Agricultura
Agricultura
Depois de duas safra com quebra climática na colheita de verão, o Centro-Norte do Brasil registrou novamente falta de chuva no período inicial da safra 2014/15. Mas, desta vez, os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – que compõe o Matopiba – devem colher volume maior. O clima se regularizou a tempo de garantir perto de 10 milhões de toneladas de soja, aponta a Expedição Safra, após viagem de 7,5 mil quilômetros pela região.

A equipe de técnicos e jornalistas conferiu com produtores, agrônomos, analistas e executivos da região que o potencial é de uma safra 10% maior que a do ano passado. O Indicador Matopiba da Expedição Safra aponta para 9,93 milhões de toneladas.

O cenário de maior otimismo se confirmou no Tocantins, de acordo com o levantamento de campo. “Embora no estado o volume de chuvas tenha sido menor do que na última safra, o desenvolvimento das lavouras se manteve. Nas propriedades, o relato é que nas primeiras áreas colhidas foi possível chegar a 60 sacas de soja por hectares”, relata o coordenador do projeto, Giovani Ferreira.

Já nos estados da Bahia, Maranhão e Piauí, o rendimento deve ficar em torno de 45 a 50 sacas por hectare, marcas superiores às da temporada passada, que ficaram em cerca de 40 sc/ha.

Em relação à área de cultivo, a Expedição confirmou expansão de 7,8% para a soja, para 3,38 milhões de hectares. Já o milho teve um recuo de 5,4% e chega a 1,3 milhão de hectare, e o potencial é para 4,8 milhões de toneladas.

Porto

A expansão no cultivo de grãos no Centro-Norte recebe impulso também relacionado à infraestrutura. Durante o roteiro pela região, a equipe da Expedição Safra acompanhou o primeiro carregamento de soja do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto de Itaqui, em São Luís (MA).

Com investimento de R$ 600 milhões, oportunizado por um consórcio de empresas, a nova alternativa de escoamento da safra alivia os portos do Sul e motiva os produtores a apostarem na expansão das lavouras no Centro-Norte.

A expectativa do Tegram é exportar 2 milhões de toneladas de grãos ainda em 2015, mas o mercado acredita que esse volume será de 1 milhão de t nesse primeiro ano, conforme acompanhou a equipe. Os embarques devem ganhar ritmo a partir de maio, quando as obras do ramal ferroviário ficam prontas. Nos próximos quatro anos, o objetivo é escoar 5 milhões de toneladas anuais.

Na estrada

A partir desta quarta-feira, 25, as equipes da Expedição Safra acompanham a colheita em países vizinhos. O Paraguai será o primeiro destino dessa etapa, que busca traçar um panorama da produção sul-americana. Segundo informações preliminares, o país teve interferência dos veranicos nas lavouras recém-plantadas.

Apoio

Apoiam esta edição o Governo do Paraná, New Holland, Caixa Econômica Federal, Seara (com sede em Sertanópolis, PR), Agrotec (com sede em Ciudad del Este, Paraguai), consultoria FCStone, além da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), da Toyota do Brasil e do Crea-PR.

Sobre a Expedição Safra

A Expedição Safra é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo desenvolvido desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre em 16 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: