Política

Vítimas de incêndio em assentamento são identificadas

Mutirão da Cidadania iniciou cadastro das famílias atingidas pelo incêndio
Fonte: MPE-PI | Editor: Paulo Pincel 24/10/2017 09:41
Famílias vítimas de incêndio são cadastradas Famílias vítimas de incêndio são cadastradasFoto: MPE-PI

Servidores de várias secretarias de Estado – Governo, Assistência Social e Cidadania, Defesa Civil e Segurança; e do Ministério Público do Estado iniciaram ontem (23), o Mutirão da Cidadania, para o cadastramento de todas as famílias atingidas pelo incêndio no Assentamento 8 de Março, localizado no Povoado Chapadinha Sul, em Teresina.

Além de facilitar a emissão dos documentos das vítimas, queimados ou perdidos durante o incêndio, a ação tem como objetivo identificar cada uma das pessoas moradoras do assentamento para que elas possa ter acesso ao auxílio que o Governo do Estado vai dar às famílias.

“Percebemos que, após o incêndio, uma das coisas que mais preocupa os moradores é não terem acesso aos seus direitos por falta dos documentos. Por isso estamos mobilizando diversos órgãos para dar agilidade ao processo de retirada de documentos. Mas ainda é necessário a realização de um cadastro único que revele as especificidades de cada cidadão que foi atingido por essa tragédia, tudo isso paralelo à identificação das necessidades emergenciais”, destaca a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação e Cidadania (Caodec), Flávia Gomes, que organiza o mutirão.

Pessoas na fila para o cadastro
Pessoas na fila para o cadastro

“Para que possamos emitir o Registro Civil, temos que ter algum dado e como muitos perderam todos os seus documentos, estamos fazendo um levantamento de informações para, em seguida, buscar os dados dessas pessoas nos arquivos físico e on-line do Instituto”, explicou Valéria Santos, do Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança.

“Após essa etapa, iremos retornar ao assentamento para tirar fotografias, colher digitais e assinaturas dos moradores para assim emitir as identidades dessas pessoas”, acrescentou.

Servidoras dos órgãos que participam do Mutirão da Cidadania
Moradores conversam com representantes dos órgãos que participam do Mutirão da Cidadania

Comentários