Municípios

Vigilância Sanitária realiza mostra e premia ações em municípios

Três ações serão premiadas.

Sexta - 04/08/2017 às 17:08



No dia 5 de agosto, comemora-se o dia Nacional de Vigilância Sanitária e onde o Sistema Nacional de Vigilância, representado pela Anvisa, pelas VISAs estaduais e municipais, comemora a data, que é uma referência ao nascimento do maior expoente sanitarista do país, Oswaldo Cruz. No Piauí, as celebrações serão estendidas por todo mês de agosto e incluem mostra e premiação.

De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves, várias ações vão demonstrar que diariamente a Vigilância se faz presente em nossas vidas, ao garantir uma rede de proteção e monitoramento no que consumimos, usamos e usufruímos. “As ações de vigilância sanitária são bastante complexas e têm um campo de atuação muito grande, permeando todo o nosso dia a dia. Se formos detalhar, por exemplo, na área de alimentos, temos vários produtos e serviços que são oferecidos pela população que precisam desse controle sanitário, como nas padarias, supermercados, frigoríficos, restaurantes, lanchonetes, hotéis e motéis”, elenca.

Essa rede de proteção envolve profissionais que atuam nos municípios e que serão premiados pelas melhores experiências.  “Vamos premiar as três experiências mais exitosas que as VISAs conseguirem conduzir no seu município”, anuncia a diretora. “Nosso intuito é sensibilizar gestores, profissionais e os cidadãos que representam a sociedade civil organizada e o controle social para a importância da vigilância sanitária no nosso dia a dia. E essas experiências mostram o importante papel desses profissionais na garantia da qualidade de produtos e serviços”, acrescenta. O edital do concurso pode ser visto neste link.

A diretora elenca as diversas atividades que passam pelo controle da Vigilância Sanitária. “Se a gente pensar nos medicamentos, nós temos as drogarias, farmácias de manipulação. Na nossa casa, os usos dos saneantes, desinfetantes, detergentes, inseticidas e cosméticos. Temos ainda os salões de beleza, academia, na área de serviços de saúde, clínicas, hospitais, consultórios odontológicos, de rádio diagnóstico, ou seja, o nosso dia-a-dia passa pelas ações da Vigilância”, ressalta Tatiana Chaves. 

Uma das ações comemorativas será realizada neste sábado (5), a partir das 10h, no Teresina Shopping. Serão exibidas amostras para que a população tenha um olhar mais apurado sobre produtos e serviços que passam por um controle de qualidade, segurança, eficácia e efetividade para as boas práticas sanitárias, tanto na área de alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes como também na área hospitalar. 

“O que a Vigilância quer mostrar para a população, é que, no nosso dia a dia, todos os produtos e serviços que são consumidos, ele tem um olhar dessa vigilância sanitária. É importante que a população tenha uma compreensão maior de sua atuação. A Vigilância Sanitária está no nosso dia-a-dia, numa demonstração que também somos SUS ao usar produtos e serviços garantidos por técnicos da Vigilância Sanitária”, afirma Tatiana Chaves.

Programação
Dia 5 de agosto – Teresina
A partir das 11h às 20h - Ações no Shopping Teresina
Exposições, apresentações de trabalhos, bate-papos 

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: