Vice-Governadora alerta para diagnóstico do câncer de mama

Câncer de Mama Campanha Piauí Margarete Coelho Outubro Rosa


Vice-governadora Margarete Coelho

Vice-governadora Margarete Coelho Foto: Maurício Pokemon/CCom

Em mais uma edição da Caminhada do Outubro Rosa, a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, esteve presente juntamente com o governador Wellington Dias, autoridades e mulheres que vestem a camisa e apoiam a campanha de conscientização do diagnóstico precoce na cura do câncer de mama.

Mais de cinco mil mulheres e homens se reuniram no início da manhã deste sábado (3), no adro da Igreja São Benedito e seguiram ao longo da Avenida Frei Serafim com ar de alegria e descontração em direção à sede da entidade, no bairro Ilhotas em Teresina.

Como incentivadora da campanha, Margarete Coelho, participa desde a primeira edição da caminhada organizada pela Fundação Maria Carvalho Santos (FMCS) e chama a atenção da sociedade para importância do evento, que neste ano tem como tema "Todas Nós Somos Maria", com foco no tratamento igualitário a todas as mulheres em tratamento contra a doença.

“Participo desde a primeira caminhada. O câncer de mama é a maior causa de morte das mulheres e nos tempos de hoje com tantos métodos de prevenção é inadmissível mulheres ainda morrerem com câncer de mama. Ele é um câncer facilmente curável, desde que diagnosticado precocemente. Então, é importantíssimo chamar atenção e lembrar aquelas que não estão ainda se cuidando, que devem se cuidar”, disse.

Durante o percurso, a vice-governadora conversava com mulheres e homens sobre a relevância de ações como esse movimento, que a cada ano reúne um público cada vez maior. Na ocasião, ela demonstrou sua superação e alegria em abraçar o movimento. “Venho, primeiro para dar exemplo, segundo para alertá-las e terceiro pra dizer do compromisso que o governo tem com as políticas para mulheres, especificamente voltadas para a área de saúde. Eu que já tive um problema parecido também e graças a Deus foi diagnosticado precocemente posso estar hoje aqui e curada, passei duas vezes por esse problema”, lembrou.

A participação do governador Wellington Dias e dos demais homens ao longo da caminhada foi destacado pela vice-governadora como forma de unir forças em prol da saúde das piauienses. “É de extrema importância a participação do homem nesses eventos. Veja, o que falta a nós mulheres para chegarmos a todos os espaços que nós queremos chegar é que nossos problemas ainda são discutidos em grupinhos, só com mulheres. Nós precisamos da participação dos homens em todos os aspectos.

Primeiro estimulando suas mulheres e suas filhas a fazerem o tratamento de prevenção, indo com elas.

Depois, participando ativamente, por exemplo, no combate à violência doméstica, nos problemas das mulheres alertando da ausência da mulher na política. Então, nós precisamos do compromisso dos homens também com os nossos compromissos . Fico feliz quando vejo esses momentos que são voltados para a mulher, eles estarem também compostos ombreados conosco”, afirmou Margarete.

De acordo com dados da Secretária Estadual de Saúde, em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no Estado. Voltado em identificar o câncer de mama precocemente, o Governo do Estado está atendendo por meio do programa Amigos do Peito mulheres por todo o interior do estado.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: