Polícia

Viatura capota na BR 135 e mata agente penitenciário

Outro agente ficou ferido e encaminhado ao hospital de Redenção do Gurgueia

Quarta - 09/08/2017 às 14:08



Foto: Arquivo pessoal José Arimateia Barbosa Leite
José Arimateia Barbosa Leite

O agente penitenciário do Piauí, José Arimatéia Barbosa Leite, morreu em acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (9) na BR-135, no município de Alvorada do Gurgueia, no Sul do Piauí. Outro agente identificado como Emílio Rodrigues da Cunha Neto teve ferimentos e foi encaminhado para um hospital da região.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto Pereira, informou que os agentes estavam em uma missão quando uma das viaturas do Comando de Operações Prisionais (COP) capotou na rodovia.

“O Sindicato já entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Alvorada do Gurgueia e confirmou o óbito de Arimateia. Ainda não sabemos a causa do capotamento, se foi falha humana ou mecânica, só sabemos que a viatura capotou. Há uma sobrecarga de trabalho das agentes do COP, que fazem as escoltas, são apenas 20 e poucos profissionais responsáveis por este trabalho no Piauí”, diz José Roberto.

Ainda segundo o presidente do Sinpoljuspi, havia duas viaturas nesta missão e a viatura da frente que capotou. “As informações que temos foram repassadas pelos agentes que estavam na segunda viatura. Ainda não sabemos quantas pessoas estavam no carro, também não sabemos as condições deste veículo. Somente a perícia vai dizer as reais causas desta tragédia”, conclui o presidente do Sinpoljuspi.  

Em nota, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informou que a viatura capotou após ser “fechada” por um veículo de carga que vinha no sentido contrário. Ainda segundo a nota, a viatura do COP estava acompanhada de outra viatura, ambas a serviço da Sejus em deslocamento para Brasília-DF, onde receberiam equipamentos de segurança doados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Agente Emílio recebe atendimento médico                                                                         Agente Emílio recebe atendimento médico 

O corpo do agente penitenciário está sendo levado para o Hospital Regional de Bom Jesus, no Sul do Piauí. A Polícia Rodoviária Federal informou que os policiais do posto de Bom Jesus estão se deslocando neste momento para atender a ocorrência.

Confira a nota da Secretaria de Justiça do Piauí 

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do agente penitenciário José Arimatéia Barbosa Leite, em acidente automobilístico ocorrido, na manhã desta quarta-feira (9), na BR 135, a cerca de 40 km do município de Cristino Castro.

A viatura do Comando de Operações Prisionais (COP), da Sejus, capotou após ser “fechada” por um veículo de carga que vinha no sentido contrário. Além de José Arimatéia, o agente Emílio Rodrigues da Cunha Neto estava na viatura, mas sofreu ferimentos leves e recebeu atendimento médico no hospital de Alvorada do Gurguéia.

A viatura do COP estava acompanhada de outra viatura da Secretaria de Justiça, ambas a serviço da Sejus em deslocamento para Brasília-DF, onde receberiam equipamentos de segurança doados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, cancelou a agenda oficial da semana e decretou três dias de luto, em razão do falecimento, e determinou que os setores administrativos da Secretaria deem suporte no local do acidente e à família de José Arimateia.

O subsecretário de Justiça, Carlos Edilson Sousa, que estava na região, também a serviço da Secretaria de Justiça, está dando apoio às equipes envolvidas.

Secretaria de Estado Justiça do Piauí

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: