Geral

Vergonha: Teresinense tem que dormir na fila para garantir consulta

tersinense dorme fila hospitais

Quarta - 03/09/2014 às 13:09



 A saúde é um direito de todos os cidadãos, de acordo com a Constituição Federal. Mas diariamente, os teresinenses sofrem para garantir o atendimento médico, precisando dormir em filas de unidades de saúde para garantir a marcação de consulta.

“Nós estamos precisando de tudo. De calçamento, iluminação, segurança. Aqui na região o atendimento é feito pelo hospital. Mas para conseguir a consulta a pessoa tem que dormir no hospital um dia antes”, afirmou Daliene Gomes, moradora do Parque Brasil II, zona norte de Teresina.

Evanice Oliveira, que mora também na região há 12 anos, afirmou que além da necessidade de ir durante a madrugada para o hospital na tentativa de garantir uma consulta, a população ainda corre risco por conta da insegurança. “Aqui um dos maiores problemas é segurança, não temos pavimentação também, a saúde está um pouco precária. Não temos posto de saúde aqui próximo e o hospital não é suficiente para a demanda. E fica muito a desejar, por conta que a segurança em si. A gente não consegue sair de madrugada para conseguir um atendimento”.

Na zona sudeste de Teresina também são registrados casos de problemas no atendimento da saúde. “Precisamos de um melhor atendimento nos postos de saúde e no hospital. A gente vai lá e não atendem ninguém. Dizem que o médico não está. Outro dia eu fui, porque eu estava doente, não quiseram nem fazer minha ficha. Disseram que só fazem quando o médico chegar e por isso ficou”, contou o aposentado Benedito Alves, morador do bairro Dirceu Arcoverde há 30 anos.

Os anseios da população foram ouvidos pelo candidato ao Senado, Elmano Férrer (PTB), durante reuniões na zona sudeste de norte de Teresina. “A saúde do cidadão é direito básico. Quando estive à frente da Prefeitura de Teresina realizamos climatização de enfermarias, garantimos recursos para a construção de Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto-atendimento. Para os trabalhadores que possuem atividades no dois turnos criamos o Ambulatório do Trabalhador, com atendimento de 18h às 22h, no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, com mais de 15 especialidades, mas fecharam”, relatou Elmano.

O candidato pretende transformar o Ambulatório em uma ação nacional. “Vou ajudar a melhorar a saúde. Vamos alocar recursos e trabalhar junto ao Ministério da Saúde para concluir o Hospital Materno-Infantil. Quero também atuar no Congresso em defesa do projeto ‘Ambulatório do Trabalhador’, criado durante a minha gestão à frente da Prefeitura de Teresina, transformado essa experiência em ação nacional para que quem trabalha de manhã e à tarde tenha como se consultar no turno da noite”, explicou Férrer.

Elmano afirmou ainda que é necessário descentralizar a saúde do Estado. “São atitudes simples que mudam a vida de muitas pessoas. Quando estive à frente da Prefeitura, ordenei que se recebesse todas as pessoas que procurassem ajuda na capital, pois todas têm direito a saúde, mas precisamos reforçar a saúde do interior. As pessoas devem ter atendimento perto delas. Não realizar grandes deslocamentos para ter garantido um direito básico. É preciso descentralizar o atendimento e levar resolubilidade para o interior. Todos têm direito a saúde”, finalizou.

Fonte: Cabecadecuia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: