Geral

Vergonha: Heda desativa brinquedoteca para adaptar leito

Heda desativa brinquedoteca parnaiba

Terça - 29/07/2014 às 22:07



 Possuir em sua estrutura uma brinquedoteca, principalmente quando se trata da ala infantil de um hospital é obrigação das entidades hospitalares como disposto na Lei n°11.104/05, que tornou obrigatória a instalação de Brinquedotecas nos hospitais brasileiros. Mas, em Parnaíba a realidade é outra, já que foi desativado o espaço infantil que homenageava Dona Neusa Britto, lembrada por seu relevante trabalho social.

O objetivo da Brinquedoteca Hospitalar é humanizar a saúde e promover o lúdico. É um espaço que valoriza a saúde, o brincar e a cidadania. A brinquedoteca ajuda a minimizar os efeitos das doenças e seus tratamentos, assim como auxiliar no apoio familiar. A criança que é internada deve dar continuidade ao seu desenvolvimento físico, motor e de linguagem, atividades psicomotoras podem ser trabalhadas na brinquedoteca auxiliando no desenvolvimento das crianças.

Todo o material que fazia parte da estrutura da brinquedoteca do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde foi colocado em um depósito onde são guardados materiais da unidade médica, inclusive aparelhos que parecem não ter mais utilização. De acordo com a mãe de um dos pacientes que não quis se identificar, a sala de atividades lúdicas ajudava a criança em sua passagem pelo hospital.

A Brinquedoteca Tia Neusa da Cunha Britto foi instalada no dia 12 de outubro de 2007, através de lei, e passou a funcionar no dia 14 de agosto de 2008. Agora, no local onde funcionava a brinquedoteca foi adaptado para leitos. O que era um espaço lúdico, agora trata-se da "Enfermaria 06".

A intenção não é desqualificar a atitude de expandir o número de leitos, mas a de mostrar que uma Brinquedoteca hospitalar proporciona às crianças, brincadeiras e jogos em grupo para socialização das mesmas, além de identificar os efeitos das atividades para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos (motor, cognitivo e psicossocial).

Fonte: proparnaiba

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: