Política

Vereadores se articulam para as eleições na Câmara de Teresina

Com uma renovação de quase 50%, vereadores da Câmara Municipal de Teresina se preparam para uma nova eleição

Quarta - 30/11/2016 às 18:11



Foto: Paulo Pincel Plenário da Câmara Municipal de Teresina
Plenário da Câmara Municipal de Teresina

Com uma renovação de quase 50% nas eleições municipais deste ano, a Câmara Municipal de Teresina se prepara para uma nova votação, agora para escolha do novo presidente, que vai administrar o Legislativo pelos próximos dois anos. A eleição acontece no dia 1º de janeiro de 2017, em horário a ser definido pela atual Mesa Diretora da Casa.

Vários vereadores têm sido contados para ocupar o cargo, em substituição ao atual presidente, Luiz Lobão (PMDB), que é médico ginecologista e obstetra.

Além do vereador Jeová (PSDB), candidato natural a presidente por ter sido o mais votado, com 10.194 votos (2,32% dos votos válidos), aparecem outros nomes como o vereador Zé Nito (PMDB), quarto na preferência do eleitorado da capital, com 6.234 votos (1,42% dos votos válidos).

Por enquanto, apenas um dos novatos, o vereador Joaquim do Arroz (PRP), admite publicamente que é pré-candidato a presidente da Câmara.

Pernambucano de Recife, Joaquim Silvio Caldas Filho, 48 anos, é empresário e mantém alguns projetos sociais, segundo ele, para evitar que os jovens sejam atraídos para o crime. “Não sou candidato ainda porque não fui diplomado”, avisa.

Regimento

Regimentalmente, a eleição de todos os cargos para Mesa Diretora acontece no dia 1º de janeiro de 2017, na mesma sessão solene de instalação da Legislatura, após a posse dos vereadores eleitos ou reeleitos. A presidência dos trabalhos caberá ao vereador mais idoso entre os reeleitos ou mais idoso entre os presentes, na falta de Vereador reeleito.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal é composta dos cargos de Presidente, Primeiro e Segundo Vice-Presidentes; Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto Secretários e de dois suplentes de Secretários, todos com mandato de dois anos. É vedada a eleição para o mesmo cargo no segundo biênio da legislatura vigente.

Ainda na sessão solene de instalação, imediatamente após a posse, verificada a presença da maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, proceder-se-á a eleição dos componentes da Mesa Diretora. Poderão votar ou ser votados os vereadores em exercício. Serão eleitos os membros da chapa que obtiverem a maioria simples dos votos; em seguida, tomarão posse automaticamente.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: