Política

Vereadora quer ônibus climatizados, com vidro fume e câmera de segurança

Cida Santiago propôs emenda à Lei Orgânica obriga a climatização e o monitoramento por câmera

Segunda - 06/02/2017 às 13:02



Foto: CMT Vereadora Cida Santiago (PHS)
Vereadora Cida Santiago (PHS)

A partir de julho, todos os ônibus adquiridos pelas empresas para circulação no sistema de transporte coletivo urbano de Teresina terão que ser climatizados, com vidro fumê e câmera de segurança no interior do veículo. Além de dar mais conforto aos usuários, com ar condicionado, as câmeras de vídeo vão inibir os assaltos e roubos que se multiplicaram nas últimas semanas. Uma Proposta de emenda à Lei Orgânica do Município de Teresina foi protocolada na semana passada pela vereadora Cida Santiago (PHS).

 “A qualidade do transporte já faz parte do Plano de Mobilidade, mas nós precisamos adequar à Lei Orgânica todas as essas qualidades, que já estão colocadas nesse plano. Nós estamos apresentando uma emenda à Lei Orgânica, onde toda aquisição de ônibus destinado ao transporte coletivo urbano de passageitos em Teresina, a partir de 1º julho de 2017, deve ser com veículo climatizado, com vidros fumê e câmera de segurança, até porque nós temos um índice de violência muito grande no transporte público da capital e nós queremos com isso inibir ação desse crime”, justificou a vereadora.

A emenda, segundo ela, é salutar para a transparência, para o povo conhecer como pensa o seu representante. A emenda obriga os vereadores a mostrarem a cara. “Já tivemos várias discussões em anos anteriores em relação a climatização dos ônibus em Teresina, que não é luxo, é uma necessidade. Precisamos dar uma resposta ao povo. Na lei. Se ele disseram que era inconstitucional (a proposta de Cida obrigando a climatização dos ônibus em Teresina), vamos ver se agora eles não vão aprovar essa emenda. Vai ser na lei agora. Toda aquisição de ônibus a partir de julho deste ano terá que ser com veículos climatizados com vidro fumê e câmera de segurança”.

Emenda

A proposta de Cida acrescenta ao artigo 190, da Lei Orgânica do Município, a obrigatoriedade das empresas de ônibus coletivos de Teresina, a partir de 01 de julho, só adquirirem ônibus climatizados (com ar condicionado), vidros laterais em fumê e câmeras de segurança, até que toda a frota esteja dentro dessas especificações.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: