Vereador R. Silva cobra mais fiscalização para condutores de motocicletas

“Percebemos que não existe, principalmente no final de semana, fiscalização de trânsito na cidade de Teresina


Vereador R. Silva

Vereador R. Silva Foto: Icone

Durante a sessão desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Teresina, o vereador R. Silva (PP) apresentou um relatório criterioso de uma fiscalização realizada no último final de semana nas principais regiões de Teresina, com foco na verificação do uso do capacete de segurança pelos condutores e passageiros de motocicleta.

Acompanhado do vereador Nilson Cavalcante, a fiscalização ocorreu nas localidades da Santa Maria da Codipi, Monte Verde, Monte Alegre, Pedra Mole, Santa Barbará,  Dirceu,  Alto da Ressurreição, Irmã Dulce, Porto Alegre e Torquato Neto. Segundo R.Silva, foi difícil encontrar um motoqueiro que estivesse conduzindo motocicleta com o uso do capacete, principalmente em vias de grande fluxo. Casos assim são considerados imprudentes, já que o capacete é um item de segurança obrigatório para os motociclistas, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

“Percebemos que não existe, principalmente no final de semana, fiscalização de trânsito na cidade de Teresina. Com isso, a população que trafega com sua moto, acaba esquecendo ou não se obrigando a usar o capacete, colocando a sua vida em risco, como também dos passageiros que estão sendo conduzidos. O Estado está mais preocupado em arrecadar do que prevenir e investir em campanha ou propagandas que ajudem a reduzir a violência no trânsito. Seria necessário que se investisse em educação desde cedo.  Porque os três órgãos que cuidam do trânsito no Brasil não se organizam para fazer uma fiscalização de transito mais eficaz? Essa é nossa preocupação hoje”, explica o vereador.

O vereador apontou que Teresina gasta mais de 37% com saúde pública, somente nos hospitais públicos, onde mais da metade desses recursos são gastos com passageiros e condutores de motocicletas, vítimas de acidentes de transito.

“Essa triste realidade é explicada pela falta de fiscalização e ausência de campanha educativa de trânsito. Na próxima terça-feira vamos apresentar o resultado desse nosso relatório, com números e as fotografias que registramos durante as visitas. Vamos levar ao comando da Policia Militar, ao secretário de segurança, ao responsável pela fiscalização da Policia Rodoviária Federal, Fundação Municipal de Saúde, HUT, DETRAN e Strans porque precisamos achar respostas e uma solução para esse grande número de desobediência à legislação. Se em 60 dias não conseguirmos diminuir, vamos voltar a fazer uma nova fiscalização e fazer outro relatório. Pretendo também apresentar um projeto de lei criando a Semana Municipal do Trânsito do Município de Teresina, para que possamos ver alternativas de diminuir a violência no trânsito da nossa capital”, ressalta o parlamentar.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: