Vereador propõe atendimento de urgência móvel para cães e gatos

A proposta é do Dr. Lázaro, que visa disponibilizar veículos para atender animais na capital


Vereador Dr. Lázaro (PPS)

Vereador Dr. Lázaro (PPS) Foto: Assessoria

O vereador Dr. Lázaro (PPS) apresentou, durante sessão na Câmara nesta terça-feira (19), um Indicativo de Projeto de Lei que dispõe sobre a criação de atendimento médico veterinário móvel para cães e gatos, na capital.

Segundo a proposta, será disponibilizado unidades móveis (van, ônibus ou micro-ônibus) equipadas para atender os primeiros socorros dos animais em sofrimento, executando procedimento simples, como vermifugação, vacinação, exames para doenças epidemiológicas e de zoonose. Além de ministrar conteúdos relacionados à educação, conscientizando a população sobre a guarda responsável, zoonoses e saúde pública, adotando medidas para efetivação do assunto tratado. 

"O Indicativo de Lei foi criado para que, através da Prefeitura de Teresina, haja um maior cuidado e atenção com a demanda de cães e gatos que necessitam de atendimento rápido em situações de atropelamento, doenças, maus tratos, etc.", explicou o vereador.

Outro benefício em prol da população será ajudar as famílias que não dispõem de recursos financeiros, nem veículo próprio, para levar seus animais até uma clínica ou hospital veterinário. 

"As unidades irão ter como prioridade atender primeiramente as regiões mais carentes da capital, que não possuem condições de arcar com tratamentos ou atendimentos de urgência dos seus animais", complementa o vereador.

Os primeiros socorros para os procedimentos simples são extremamente necessários, pois estabilizam as dificuldades momentâneas que os animais poderão estar passando, acalmando seus proprietários e diminuindo possíveis problemas futuros.

Cada veículo contará com equipe composta por cirurgião, assistente, motorista e educador, tantos quanto se fizerem necessários para a prestação do serviço. Através de meios de comunicação, serão informados os locais onde o Serviço de Atendimento Médico Veterinário Móvel será realizado no bairro, ou na respectiva comunidade.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: