Mundo

Venezuela: Mortalidade infantil retrocedeu 40 anos

Governo venezuelano usa os encontros na ONU para garantir que a crise no país é causada exclusivamente pelo embargo imposto pelos EUA e pela UE

Sexta - 21/09/2018 às 17:09



Foto: Sputnik Brasil Venezuelanos
Venezuelanos

A mortalidade infantil na Venezuela retrocedeu 40 anos e já é duas vezes maior que a média da América Latina. Um levantamento obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, realizado a partir de banco de dados do Unicef e do Banco Mundial, revela que as taxas registradas em 2017 são equivalentes aos índices do país em 1977.

Procuradas pela reportagem por mais de dois meses, entidades internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) têm evitado comentar a situação venezuelana, alegando que não contam com dados confiáveis sobre a situação do país. O jornal apurou que o silêncio é resultado de pressões políticas por parte de governos aliados a Caracas.

Enquanto isso, o governo venezuelano usa os encontros na ONU para garantir que a crise no país é causada exclusivamente pelo embargo imposto pelos EUA e pela União Europeia ao regime do presidente Nicolás Maduro. Na semana passada, diante do Conselho de Direitos Humanos da ONU, o chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, insistiu que em seu país “todos têm acesso à saúde”.

Fonte: Exame

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: