Saúde

Veja dicas essenciais para controlar o Diabetes

Manter o controle adequado dos níveis de glicose, pressão arterial e peso são fatores importantes

Sexta - 11/11/2016 às 15:11



Foto: Jornal O NORTÃO Diabetes
Diabetes

Manter o controle adequado dos níveis de glicose, pressão arterial e peso são fatores importantes para quem convive com o diabetes, doença que avança a um ritmo alarmante e atinge cada vez um número maior de pessoas. Celebrado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes – estabelecido pela IDF (International Diabetes Federation) desde 1991 – tem a finalidade de aumentar a atenção para a enfermidade, que poderá ser uma das principais causas de morte na próxima década, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atualmente, a OMS estima que existem 415 milhões de afetados pela doença em todo o mundo. Desse total, aproximadamente 90% corresponde ao diabetes tipo 2, doença derivada de fatores de risco como obesidade, má alimentação e falta de atividade física. Nestes pacientes, a prevalência de hipertensão arterial é de 1.5-2 vezes superior do que em pessoas sem diabetes. Além disso, 60% dos pacientes não alcançam os níveis de glicose no sangue recomendados por seu médico.

Estes fatores, somados ao sobrepeso dos pacientes, podem desencadear complicações de saúde como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, e retinopatia diabética, explica João Salles, médico endocrinologista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

“O controle adequado do diabetes não só significa uma vida mais saudável para o paciente, mas também reduz as suas complicações derivadas. Por isso, o diagnóstico e o monitoramento adequados, em conjunto com o tratamento ideal e um estilo de vida saudável, formam o segredo para o controle correto da doença”, ressalta.

Os 3 fatores que evitam complicações do diabetes

• Glicose: antes de comer, 80–130 mg/dl e 1-2 horas após comer, menos de 180 mg/dl.

• Pressão arterial: igual ou não superior a 120/80 mm/Hg.

• Índice de massa corporal (ICM): menor que 25.

Atitudes simples podem fazer a diferença

Seguir o tratamento médico

Atualmente os médicos contam com diversas alternativas de tratamento para ajudar seus pacientes a reduzir e controlar seus níveis de glicose da maneira mais simples. Uma destas opções são os inibidores do co-transportador sódio-glicose tipo 2 (SGLT2, por suas siglas em inglês). A canagliflozina pertence a esta categoria de tratamentos, e oferece um controle glicêmico melhorado, além de reduzir o peso corporal e a pressão arterial sistólica. Estes benefícios, como um todo, ajudam os pacientes a controlar o diabetes e a reduzir o impacto negativo das complicações da doença.

Manter-se ativo

Estabelecer um plano de atividade física constante e de acordo com o perfil e horários do paciente, ajuda não apenas a normalizar os níveis de glicose, mas a reduzir a pressão arterial e o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Comer saudavelmente

O nutricionista é a pessoa mais indicada para definir o regime alimentar mais conveniente, mas o diabético deve priorizar refeições reduzidas em gordura, açúcares e sais, para evitar que o seu colesterol, glicose e pressão arterial subam.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: