Geral

Veja como fica o funcionamento do Hospital do Dirceu durante a reforma

A obra começa no início em março e deve ser concluída no final de outubro de 2019

Sexta - 08/02/2019 às 15:02



Foto: @DR Atendimento médico
Atendimento médico

O Hospital do Dirceu vai continuar funcionando mesmo com a reforma após a solicitação da comunidade. A princípio, o hospital ficaria 100% fechado para reforma, mas a população pediu para fechar parcialmente e nesta sexta-feira (7) foi realizada uma reunião extraordinária com o Conselho Municipal de Saúde, Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Ministério Público do Piauí e ficou definido que o setor de ambulatório, sala de vacinação e coleta de sangue irão funcionar normalmente.

A obra começa no início em março e deve ser concluída no final de outubro de 2019. Segundo o presidente da FMS, Charles Silveira, a reforma tem o objetivo de melhorar a estrutura física do estabelecimento para atender melhor a população.

“O promotor de justiça Eny Marcos do Ministério Público e a maioria dos membros do Conselho Municipal de Saúde aprovaram a nossa decisão de reforma parcial. Agora, iremos divulgar amplamente a reorganização da rede de saúde durante esse período para que a população não seja prejudicada”, disse Charles Silveira.

Para o hospital funcionar parcialmente, serão necessárias algumas adaptações. Segundo Caroline Bastos, gerente do setor de Engenharia e Arquitetura da FMS, será preciso adaptar a parte elétrica do hospital manter o ambulatório funcionando durante a reforma, em condições de segurança aos usuários e profissionais.

Durante a obra, os serviços de urgência e de internação deverão ser redirecionados para outros estabelecimentos da rede. É o que explica Jesus Mousinho, diretora de assistência hospitalar da FMS: “Em caso de urgência, o usuário da região do Dirceu poderá se dirigir à UPA do Renascença, unidade localizada no Dirceu e que receberá reforço de pessoal. Já os setores de internação e de pequenas cirurgias ficarão no Hospital do Satélite. O que foi definido agora é que o ambulatório e as salas de vacina e de coleta de sangue permanecerão funcionando no próprio Dirceu ”.

A inauguração da UPA do Satélite, prevista para este mês de fevereiro, também contribuirá com o atendimento de urgência aos moradores da região Sudeste: “O Hospital do Satélite passará a ter espaço físico para mais leitos de internação e, ainda, para um centro cirúrgico, de modo que a demanda de pequenas cirurgias anteriormente direcionadas ao Hospital do Dirceu será, temporariamente, coberta pelo Hospital do Satélite. É importante frisar também que todos os atendimentos serão garantidos na rede hospitalar municipal, sem prejuízos à população teresinense”, finaliza Jesus Mousinho.

Entenda novo fluxo de atendimento durante a reforma do Hospital do Dirceu:

  • 1.Em caso de urgência e emergência: a população do Dirceu pode se dirigir para a UPA do bairro Renascença. Outras opções: UPA do bairro Satélite, que será inaugurada em fevereiro ou para qualquer outro estabelecimento hospitalar da rede municipal.
  • 2. Serviço odontológico de urgência: a população do Dirceu pode se dirigir para a UPA do bairro Renascença.
  • 3.Serviço ambulatorial (consulta especializada agendada), sala de vacina e de coleta de sangue: permanecerão funcionando no Hospital do Dirceu, durante a execução da obra.
  • 4. No Hospital Satélite, terá Centro Cirúrgico e leitos de internação hospitalares para garantia do atendimento de pequenas cirurgias e de internação que, antes, eram realizados no Hospital do Dirceu.

Fonte: Com informações da FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: