Educação

Veja a diferença entre Enem e Vestibular

Apesar de ter como objetivo a avaliação de desempenho, o Enem se parece muito com um vestibular

Terça - 16/05/2017 às 15:05



Foto: Divulgação Vestibular
Vestibular

A diferença entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares está, essencialmente, no propósito para o qual foram criados. O Enem surgiu em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes matriculados no ensino médio. Já os vestibulares sempre foram realizadas com o único objetivo de ser um processo seletivo para ingresso em cursos superiores.

Depois de quase 20 anos, o Enem passou por várias modificações e, atualmente, é usado como modo de ingresso em diversas instituições de ensino superior, principalmente nas públicas. Além disso, diversos programas do governo oferecem vagas, bolsas e financiamento no ensino superior utilizando as notas do Enem.

Uma outra diferença era que, entre as edições de 2009 e 2016, o Enem poderia ser usado por pessoas com mais de 18 anos para obter certificado de conclusão do ensino médio, enquanto o vestibular só pode ser feito por estudantes que concluíram ou estão concluindo o ensino médio. No entanto, a partir de 2017 o Enem deixará de ser usado para certificação, ficando ainda mais parecido com um vestibular.

Uso da nota do Enem

Os estudantes que participam do Enem contam com algumas possibilidades de uso da nota, entre elas para ingresso em cursos superiores. A maior parte das vagas oferecidas pelas universidades públicas federais é preenchida por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que leva em consideração o desempenho no Enem.

Algumas universidades estaduais e particulares também usam a nota do Enem para parte das vagas, seja como complemento da nota no vestibular ou em substituição à prova tradicional. Além disso, os estudantes de instituições privadas podem concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou solicitar o Financiamento Estudantil (Fies) usando a nota do Enem.

O Enem se assemelha muito com os vestibulares já tradicionais no país, sendo um exame que consta de questões objetivas e uma redação. A partir da edição de 2017, serão dois domingos seguidos de provas. Antes, o Enem acontecia em um final de semana (sábado e domingo).

A principal diferença entre o Enem e o vestibular são as possibilidades que o primeiro oferece. Fazendo um único exame é possível concorrer a vagas, bolsas e financiamentos em várias instituições. Um estudante que quer disputar vagas em várias universidades que não aceitam o Enem precisa fazer várias provas de vestibular.

Um ponto negativo em relação ao Enem em comparação aos vestibulares é que a inscrição no exame não garante a disputa pelas vagas. Os participantes do Enem precisam fazer a inscrição no SiSU, ProUni, Fies e vestibulares que aceitam o Enem para ingressarem no ensino superior.

Fonte: Brasil Escola

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: