Arte e Cultura

Valciãn Calixto é destaque em listas dos melhores lançamentos de 2016

Próximo show do músico será na cidade de Piripiri

Quinta - 12/01/2017 às 19:01



Foto: Eryka Alcântara Valciãn Calixto
Valciãn Calixto

Desde que lançou seu primeiro disco solo intitulado FODA!, assim mesmo em letras garrafais, o piauiense Valciãn Calixto viu seu trabalho ser publicado em mais de 50 sites no Brasil e no mundo, todos com editorias voltadas para a música ou especializados em cultura pop, entre eles Scream & Yell, Estadão, Criado Mundo, G1, O Inimigo, Bodyspace, Album Of The Year, outros.

Já é tradição sempre no final do ano os sites publicarem listas apontando os melhores lançamentos. Assim foi em 2016. O álbum de Valciãn, que contém dez faixas e traz uma gama de ritmos aliada ao rock, aparece listado em sites como Genius Brasil, Tramp, Rádio UFSCar, O Inimigo, Criado Mundo, Asteroid e Scream & Yell ao lado de nomes como Metá Metá, Baiana System, Carne Doce, El Toro Fuerte, Céu, Macaco Bong e muitos outros artistas e bandas da música nacional.

Disponível em mais de 30 plataformas, FODA! pode ser baixado e ouvido no Spotify, Deezer, Tidal, OneRPM, Amazon, Google Play, Soundcloud, Bandcamp e ainda no site do artista, através do enedereço eletrônico: www.valciancalixto.com.br, onde é possível ver links de todas as matérias acerca do cd.  

Logo após o lançamento do disco, ainda em março de 2016, o músico realizou uma mini-turnê pelo Estado e percorreu as cidades de Barras, Demerval Lobão e Teresina acompanhado de Guilherme Filho no baixo, João Carlos na guitarra e do irmão Marciano Calixto, responsável pela gravação das baterias no álbum. Em fevereiro Valciãn leva o repertório do seu show a Pirirpiri, onde vai se apresentar no evento Carnaval e Rock’n Roll, que acontecerá dia 11 de fevereiro no 765 Bar.

Faixas

O site Na Mira do Groove escolheu “Agarrado à Minha Frustração”, faixa que abre o disco de estreia de Valciãn, como uma das 30 melhores lançadas em 2016, seguido por músicos de carreira como Tom Zé, Di Melo, Sabotage, Martinho da Vila e artistas msais novos como MC Carol, Liniker e Mahmundi. Já a faixa “Marcha-Ranço”, quarta do álbum, entrou para a retrospectiva feita pelo Hits Perdidos.

Academia

Ainda no ano passado FODA! apareceu na pesquisa acadêmica realizada por Thiago Alves, piauiense que está fazendo doutorado em Portugal sobre a música independente em Teresina. O artigo publicado em uma revista científica da Europa aponta o disco como um dos produtos fonográficos mais marcantes da capital. Mais recente Valciãn foi procurado por um grupo de alunos de Jornalismo da UFPI, que farão um trabalho de assessoria com o músico.

Novo disco

Para 2017, Valciãn conta que ainda pensa em lançar um clipe para finalizar a divulgação do FODA! e iniciar as gravações de seu segundo trabalho. O novo álbum tem previsão de lançamento para o segundo semestre.

Fonte: Geração TrisTherezina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: