Vacinação contra sarampo será prorrogada

Com o intuito de prevenir as crianças de seis meses a cinco anos de vida do surto de sarampo que at


Vacina

Vacina Foto: De Jesus/O Estado

Com o intuito de prevenir as crianças de seis meses a cinco anos de vida do surto de sarampo que atingiu os estados vizinhos do Ceará e Pernambuco, a campanha de vacinação contra a doença foi estendida até o dia 28 de março no Piauí. A meta da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) é atender mais de 74 mil crianças que moram em Teresina e nos 14 cidades circunvizinhos.

No ano passado foram registrados 200 casos da doença no país, a maioria no estado de Pernambuco, em crianças com menos de um ano de idade. Já em 2014 o surto do sarampo chegou ao estado do Ceará, sendo que 81 casos foram confirmados. O Piauí até o momento não apresentou nenhum caso da doença.

Segundo a coordenadora de imunização, Doralice Lopes, mesmo que as crianças tenham recebido a vacina anteriormente, elas devem voltar ao posto de saúde para tomar o reforço. O foco da doença geralmente tem início em regiões metropolitanas, por isso a capital e cidades próximas entram no grupo de risco. Além de Teresina, as cidades de Altos, Beneditinos, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Nazária, Palmeirais, Pau D\'arco e União fazem parte da campanha.

A coordenadora ainda ressalta que esses municípios devem intensificar a vacinação da população de acordo com o calendário estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. "Pessoas até 19 anos têm recomendação de duas doses, pessoas de 20 até 49 anos (independente de sexo) têm recomendação de uma dose, sendo que na existência anterior de vacina Tríplice Viral ou Dupla Viral com comprovação, estas devem ser consideradas", destacou.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada por vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias. Os principais sintomas são febre alta, corisa e pequenos pontos vermelhos na pele.

Fonte: G1/Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: