Geral

Vacinação contra o HPV tem início em Teresina

Dose Vírus HPV Vacina FMS

Segunda - 09/03/2015 às 16:03



Foto: Reprodução Vacina
Vacina
A Escola Municipal João Porfírio Lima Cordão, localizada no bairro Renascença III (zona Sudeste) foi a primeira a receber as equipes da Prefeitura de Teresina para a Campanha da Vacinação contra o HPV deste ano. A vacina tem como público-alvo as meninas de 9 a 11 anos de idade e protege contra o vírus causador do câncer de colo de útero.

A abertura da campanha foi marcada por uma solenidade que contou com a presença do prefeito Firmino Filho e do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes, que falaram diretamente às estudantes da escola para conscientizá-las sobre a importância da vacina. “As meninas agora podem chegar a suas casas e explicar à família sobre os perigos do câncer de colo de útero e como devem se precaver, sendo a imunização uma das formas mais importantes”, disse o prefeito, lembrando ainda do simbolismo da data, dia seguinte às comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Luciano Nunes convidou todas as garotas da faixa etária alvo para tomarem sua dose, que está disponível em todas as 104 salas de vacina do município e ainda será levada às escolas pelas equipes Estratégia Saúde da Família. “A FMS montou um cronograma de visitas em parceria com as escolas públicas e privadas para que todas sejam atendidas”, explicou o presidente. “Caso os pais não desejem que suas filhas sejam vacinadas, podem enviar um termo de responsabilidade informado isso. Porém, queremos frisar que a vacina é segura e protege contra uma doença que acomete mais de cinco mil mulheres todos os anos só no Brasil”, alerta.

Para a diretora da Escola Municipal João Porfírio Lima Cordão, Regina Amorim, a colaboração entre profissionais de saúde e educação tende a gerar muitos frutos, e um deles é a promoção do bem estar das futuras mulheres teresinenses. “Somente aqui na nossa escola, temos aproximadamente 100 garotas que se encaixam no público-alvo para serem vacinadas. Fomos orientados pelas equipes Estratégia Saúde da Família para esclarecer todas as dúvidas das alunas e garantirmos que todas recebam sua dose sem medo” conta.

A vacina é administrada em três doses e pode também ser aplicada em adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose. As meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado. Este ano, a imunização também será ofertada para as mulheres de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

Fonte: Mayara Sousa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: