Olhe Direito!

Olhe Direito!

Vacina contra HPV continua disponível nas unidades de saúde

Sexta - 10/04/2015 às 15:04



Implantada no calendário nacional no ano passado, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) visa prevenir o câncer de colo de útero. Em Teresina, as equipes da Estratégia Saúde da Família estão percorrendo as escolas para imunizar as garotas entre 9 e 11 anos de idade, público- alvo da campanha em 2015, mas as doses também estão disponíveis nas salas de vacina da capital.

A estratégia é levar a vacina para as escolas públicas estaduais, municipais e privadas para garantir um alcance mais efetivo e adesão do público-alvo – adolescentes – à vacinação. Porém, aquelas que por algum motivo perderam o dia de imunização em sua escola podem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima e garantir a sua dose. “Todas as 104 salas do município estão abastecidas para receber as garotas entre 9 e 11 anos de idade”, informa a diretora de Vigilância em Saúde daFundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba.

A vacina é aplicada em três etapas. Além do público-alvo, deverão ser imunizadas as adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose. As meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado.

“Estudos mostram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é efetivamente na faixa etária de 9 a 13 anos, antes do início da atividade sexual. Por isso chamamos a atenção dos pais para não deixarem de vacinarem suas filhas, pois é nessa época da vida que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV”, explica Amariles Borba.

Além delas, a oferta foi ampliada para mulheres entre 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da AIDS.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais somente no Brasil. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Mas também pode ser transmitido, durante o parto ou, ainda, através de instrumentos ginecológicos não esterilizados.

A vacinação contra HPV no Brasil visa prevenir o câncer do colo do útero, bem como contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A meta é vacinar 80% da população alvo (4,94 milhões), o que representa 3,95 milhões de meninas na faixa etária de 09 a 11 a anos de idade em 2015.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: