Educação

V Encontro do PIBID/UESPI aborda a educação prática e inovadora

O evento contou com um público de 420 inscritos, além de autoridades da administração superior da IES

Sexta - 01/12/2017 às 13:12



Foto: Reprodução UESPI
UESPI

O V encontro Pedagógico do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID iniciou sua programação nesta manhã (30), no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual do Piauí. O evento contou com um público de 420 inscritos, além de autoridades da administração superior da IES.

O encontro iniciou com apresentação musical do Coral da UESPI. A administração Superior esteve presente à mesa de abertura com os Pró-reitores; a coordenadora institucional do PIBID/UESPI, Elilian Basílio;e o representante do PIBID/UFPI, Francisco Rocha.  O reitor da UESPI, Nouga Cardoso, discursou sobre a importância e permanência do PIBID na instituição.“Nada justifica as ameaças ao programa tão exitoso, o PIBID se faz tão necessário no contato constante com a realidade escolar, e isso faz dos bolsistas UESPI um elo por prover valiosos retornos para academia, tanto para o amadurecimento acadêmico como para formação de professores”, justificou o reitor.

De acordo com o reitor, a UESPI congregou o compromisso de estar em defesa da educação. “Reivindicaremos a permanência do programa para que bolsistas e docentes nas universidades promovam uma melhor qualidade na educação de nossas crianças e jovens”, reiterou Nouga.

A coordenadora institucional do PIBIB, Elilian Basílio, disse que o encontro reforça o que há de melhor, uma educação prática e inovadora. “No PIBID pensamos a formação do licenciado como um processo plural e interdisciplinar”, afirma. Ela ainda informa que em todo o Brasil são mais de 60.000 graduandos bolsistas, atuando em 5.000 mil escolas parceiras.

Nesse V encontro, estudantes de 9 campi da universidade estão participando. Segundo o coordenador de Gestão do PIBID/UESPI, Prof. Dr. Jorge Eduardo, foram 420 inscritos entre alunos, professores e gestores. “Em todo o Piauí o programa possui 840 bolsistas de iniciação à docência”, destacou. Quem comemora esses números é o Pró-reitor da PREX, Raimundo Dutra. “O programa é forte e abraçado de forma significativa, tanto em nível de supervisores como dos estudantes, são pessoas atuantes que dão resultados positivos para a sociedade”, pontua.

A conferência “A produção do conhecimento sobre o PIBID e a Educação Básica no Rio Grande do Norte”, foi mediada pela Profa. Dra. Andrezza Tavares. “Trago contribuições sobre a apresentação de resultados em relação ao PIBID no Rio Grande do Norte fazendo uma menção ao PIBID do Piauí”,  destaca a docente.

Experiência foi a palavra que representa o programa para a aluna pibidiana Brigida Lima, do curso de Letras/Inglês da UESPI. “Está sendo uma experiência maravilhosa, levamos para a escola de Ensino Médio que atuo, revisões, eventos culturais. Isso está abrindo meu olhar para exercer a profissão de professora, reconheceu.

Programação

Além do encontro também haverá a I Mostra PIBID. 35 subprojetos serão apresentados à comunidade nos dois dias do evento, de 16 às 18h no campus Clóvis Moura. Momento para expor trabalhos sobre ensino, realizados durante a graduação. “São produções feitas pelos Pibidianos e pelos alunos das escolas onde esses estudantes atuam. Isso tem realmente trazido bons resultados para educação brasileira”, reforçou o coordenador de Gestão do PIBID/UESPI Prof. Dr. Jorge Eduardo.

Fonte: Seduc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: