Cidade

V Campanha de Hanseníase e Verminoses será lançada em Teresina

Lançamento será na Escola Municipal Tio Bentes, às 8h

Quinta - 14/12/2017 às 17:12



Foto: Divulgação Hanseníase
Hanseníase

A V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminose, Tracoma e Esquistossomose em Teresina começa dia 18 de dezembro. A abertura da campanha acontecerá às 8h, na Escola Municipal Tio Bentes, localizada na Rua Aviador Rossini Mourada Luna, 3452, bairro Morros, zona Leste da cidade. O objetivo desta iniciativa é reduzir a carga parasitária de verminoses em alunos do ensino público fundamental e identificar casos suspeitos de hanseníase.

A capital do Piauí, devido a sua alta taxa de detecção anual de novos casos de hanseníase, enquadra-se como prioritária e tem aderido à campanha desde 2013. Por ocasião da primeira edição foram diagnosticados três casos de hanseníase; em 2014 foram sete casos; em 2015, 11 casos e na IV edição, entre 1.703 escolares examinados com manchas, oito foram diagnosticados para hanseníase. O público alvo da campanha são estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos das escolas públicas municipais e estaduais de Teresina, aproximadamente 75 mil escolares em 303 escolas municipais e 40 estaduais.

“Utiliza-se como medicamento para profilaxia das verminoses Albendazol 400 mg, via oral, dose única, sob a supervisão de um profissional da Estratégia de Saúde da Família. Para identificação dos casos de hanseníase é adotado o “método do espelho”, que consiste no preenchimento da ficha de autoimagem para identificação de escolares que apresentem sinais e sintomas sugestivos de hanseníase. A ficha é distribuída aos escolares, preenchida pelos pais e/ou responsáveis e devolvida para a escola em, no máximo, dois dias”, explica Kelsen Eulálio, da coordenação municipal de Hanseníase Teresina.

A realização dessa ação de profilaxia e de diagnóstico de hanseníase em escolares está em conformidade com as recomendações de órgãos internacionais, como a OPAS/OMS. Apesar dos esforços promovidos pelo governo brasileiro para o controle da doença nos últimos anos, casos em menores de 15 anos ainda são diagnosticados no país, sinalizando focos de infecção ativos e transmissão recente da doença. A V Campanha de Hanseníase e Verminoses será lançada em Teresina agora em dezembro e em janeiro de 2018 haverá reuniões com gestores de escolas e Equipes de Saúde da Família e a execução da campanha, com busca ativa, acontece a partir de fevereiro.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: