Usuários do SUS participam de palestra sobre benefícios do INSS no HUT

Todo cidadão maior de 16 anos, que contribui para Previdência, tem direito aos benefícios


Palestra no HUT

Palestra no HUT Foto: Ascom

O serviço social do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) promoveu hoje, 20 de janeiro, uma palestra sobre os benefícios oferecidos pela Previdência Social para pacientes e acompanhantes. O objetivo da ação foi esclarecer sobre os tipos de benefícios oferecidos e em quais situações eles podem ser solicitados.

De acordo com a palestrante e assistente social do INSS, Marlene de Aquino, é importante sempre lembrar que todo cidadão maior de 16 anos, que contribui mensalmente para Previdência, tem direito aos benefícios. “Para se tornar um segurado da Previdência Social é necessário fazer uma inscrição junto ao INSS e efetuar os recolhimentos mensais. Isso pode ser feito como empregado de uma empresa ou como trabalhador avulso”, destacou Marlene.

Com relação ao auxílio doença, Marlene explicou que todo segurado tem direito a esse beneficio em caso fique incapacitado temporariamente. “A incapacidade temporária deve ser atestada pela perícia médica do INSS. Quem vai determinar é o perito. De acordo com o caso e a gravidade ele estipula o tempo que o benefício deverá ser concedido”, orientou.

Rita Ribeiro que acompanha o filho internado na UTI participou da palestra e tirou suas dúvidas: “Meu filho nunca contribuiu para INSS e queria saber se ele tinha direito ao auxilio doença. Ela me explicou que nesse caso posso solicitar um Beneficio de Prestação Continuada. Vou conversar com a assistente social do HUT para que ele me oriente a entrar com toda documentação”, comentou Rita.

A assistente social do HUT, Josélia Carvalho, disse que o Hospital está sempre realizando essas ações para orientar pacientes e acompanhantes. “Eles tem muitas dúvidas com relação a benefícios. Estamos mantendo essa parceria com o INSS para que essas pessoas não sejam prejudicadas e consigam receber seus benefícios”.    

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: