Saúde

UPA do Satélite realizou mais de 10 mil atendimentos no primeiro mês de funcionamento

UPA foi planejada para atender uma população estimada em 346.224 pessoas

Quinta - 21/03/2019 às 14:03



Foto: Reprodução UPA do Satélite
UPA do Satélite

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Antônio Dib Tajra, localizada no bairro Satélite, completou um mês de funcionamento com mais de 10 mil atendimentos realizados. A unidade, gerida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), veio para reforçar o sistema de urgência e trazer maior resolutividade para a saúde de Teresina.

“Em um mês realizamos um total de 10.221 atendimentos, dos quais 5972 foram na área de clínica geral, 3742 atendimentos em pediatria e 507 em cirurgia geral”, informa a diretora Celina Tourinho. A UPA trabalha com o sistema de classificação de risco, que prioriza a gravidade do problema ao invés da ordem de chegada, em casos que são identificados por cores – que determinam a prioridade.

Na Unidade de Pronto Atendimento, o paciente fica em observação por até 24 horas para elucidação diagnóstica e/ou estabilização clínica. Se o paciente não tiver suas queixas resolvidas neste período, será encaminhado para internação em hospitais da rede.

A UPA do Satélite foi planejada para atender uma população estimada em 346.224 pessoas. A estrutura conta com seis consultórios médicos, oito leitos de observação, sete leitos de estabilização e dois leitos de isolamento. “A UPA do Satélite vem complementar o sistema de urgência da cidade de Teresina. É uma obra significativa que aumenta o acesso da população, especialmente na zona Leste, e que está dando maior resolutividade aos casos de urgência de emergência”, Charles da Silveira, presidente da FMS. 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: