Educação

Unidade Básica promove palestra sobre saúde do homem para adolescentes de escola pública

O Ministério da Saúde busca desenvolver ações que possibilitem promover o cuidado dos homens

Segunda - 21/11/2016 às 17:11



Cuidar da Saúde também é coisa de homem. Os profissionais de Saúde da Família da Unidade Básica do Poty Velho buscam ampliar a procura dos homens das comunidades próximas à UBS. Com esse intuito, no próximo dia 24, às 14h30, uma palestra para adolescentes com as temáticas câncer de pênis, câncer de testículos, e Doenças Sexualmente Transmissíveis será proferida aos alunos da Unidade Escolar Petrônio Portela, localizada na Rua Cedro, bairro Poty Velho, zona Norte.
 

“Queremos que os jovens fiquem atentos à sua saúde e procurem fazer exames de rotina para prevenir doenças. Fala-se muito sobre saúde do homem durante o mês de novembro, mas foca-se mais naquele homem mais velho. O homem, em todas as idades, deve realizar ações de promoção e prevenção em saúde”, afirma a enfermeira da Equipe de Saúde da Família do Poty Velho, Sandra Cecília.

Cuidar da saúde não se trata de procurar um médico apenas quando se está com algum sintoma incomum, ou com alguma doença. É preciso olhar para o corpo como um todo, e cuidar do físico e da mente, da qualidade de vida, do lazer e das relações pessoais. “Cuidar é buscar o serviço de saúde para orientação e informação sobre prevenção e também tratamento”, diz Sandra Cecília.

O Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), busca desenvolver ações que possibilitem entender a realidade e promover o cuidado e prevenção dos homens. A ideia é reduzir as taxas de mortalidade e morbidade e melhorar a qualidade de vida dos homens.

Seja jovem, adulto ou idoso, cuidar da saúde é extremamente importante. Mas para cada fase, as prioridades e a atenção devem ser diferentes. Segundo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, atualmente o principal objetivo das políticas públicas é trazer os homens para dentro das Unidades de Saúde, e os retirar da invisibilidade.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: