Unidade Básica de Saúde beneficiará 12 mil pessoas no Parque Brasil

A nova unidade vem para abrigar as três equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) da região


Inauguração da UBS

Inauguração da UBS Foto: Renato Bezerra

Em mais uma etapa do processo de crescimento da região da Santa Maria da Codipi, a Prefeitura de Teresina entregou na noite de ontem (06) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio Noronha de Pessoa Filho. O novo prédio vai atender cerca de 12 mil pessoas dos bairros Parque Brasil I, Parque Brasil II e Residencial Francisca Trindade.

A nova unidade vem para abrigar as três equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) da região, que antes atuavam dentro do hospital municipal Mariano Castelo Branco. Segundo o prefeito Firmino Filho, a medida foi tomada para que a população não ficasse desassistida, mas com a recente onda de investimentos na estruturação da atenção básica, este foi o momento propício de dar a estas equipes seu próprio prédio. "Estamos agora fortalecendo as Unidades Básicas de Saúde. Desde 2013 já entregamos 54 UBS novas e nos próximos dois anos vamos entregar mais 20, o que vai totalizar 70 das 90 que existem atualmente em Teresina", calculou o prefeito.

O prédio tem 526,53m² de área construída e teve um custo de R$ 761.467,70. Ele conta com ambientes como seis consultórios, sendo dois médicos, dois odontológicos e dois de enfermagem, sala de marcação de consultas, de vacina, de curativos, de inalação, farmácia, espaços para atividades coletivas, playground, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes.

O trabalho das equipes de saúde da família prioriza a prevenção e o acompanhamento. Seguindo esta filosofia, a UBS disponibiliza serviços como consultas, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento e acompanhamento da hipertensão e diabetes, curativo, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exame preventivo (câncer de colo de útero), grupo de educação em saúde, vacinação, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, coleta de exames laboratoriais e agendamento de consultas e exames especializados.

Tatiane Rita conta que faz uso de vários destes serviços, tanto para si como para seus filhos João Gabriel, de seis anos, e o pequeno Francisco Cauã, de quase um ano. "Eu fiz o pré-natal do mais novo aqui e agora ele faz o acompanhamento pediátrico. E eu faço prevenção e pego remédios na farmácia", conta. Ela espera que o atendimento melhore mais ainda no novo prédio, que é de fácil acesso por ser perto da casa de sua sogra.

Firmino Filho reforçou que este investimento é importante porque a saúde está dependendo menos dos hospitais e mais de uma mudança no estilo de vida das pessoas. "Promover qualidade de vida é a principal missão da UBS", pontuou o prefeito. O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, destacou o investimento da Prefeitura de Teresina para trazer uma saúde de qualidade para toda Teresina. "Só nesta região da Santa Maria temos cinco unidades, quantidade maior que muitas cidades do Piauí", disse ele.

A UBS recebe o nome do médico Antônio de Noronha Pessoa Filho. Foi o primeiro mestre em Pediatria no Piauí e professor da disciplina na UFPI. Cineasta, ocupou os cargos de secretário de Cultura do Estado do Piauí, secretário de Educação do Estado do Piauí e prefeito do município de Monsenhor Gil.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
UBS
Próxima notícia

Dê sua opinião: