Arte e Cultura

Último dia de Festival da Uva promete movimentar São João do Piauí

O evento teve início na sexta-feira (11) e encerra neste domingo (13), prometendo muita animação durante os shows.

Domingo - 13/11/2016 às 14:11



Foto: Paulo Barros Noite de abertura do Festival da Uva de 2016
Noite de abertura do Festival da Uva de 2016

A 6° edição do Festival da Uva movimentou ainda mais o município de São João do Piauí, localizado a 281 quilômetros de Teresina. Neste período em que acontece o festival, muitos turistas aproveitam para conhecer o trabalho desenvolvido na região que se destaca na fruticultura irrigada e também para apreciar o melhor da música. O evento teve início na sexta-feira (11) e encerra neste domingo (13), prometendo muita animação durante os shows.

Empolgação não faltou nas duas primeiras noites do Festival. As bandas se apresentaram e envolveram o público em canções de sucessos de grandes nomes da música, como Zezo, Francis Lopes Farra da Gordinha e muitos outros.

O secretário de Turismo do Estado, Flávio Nogueira Júnior, destaca a importância do evento para a economia. “A fruticultura é fonte de geração de renda e movimentação de toda cadeia econômica no município, na oportunidade, inauguramos o matadouro e outras obras na cidade”, destaca Nogueira Júnior, acrescentando ainda que será feita toda sinalização turística de São João para fomentar ainda mais o desenvolvimento turístico na região.

Wellington Dias é um entusiasta da produção de uvas e disse que o Piauí tem buscado, por meio das diversas secretarias e parcerias, dar assistência técnica necessária para aumentar a produção e atrair investidores para a região. “A uva pode ser considerada o ouro do sertão, pois o rendimento é muito bom. Investindo cerca de 100 mil reais, em dois anos, com o manejo correto pode-se ter uma colheita de até 60 toneladas. O produto é vendido por em média seis reais (o quilo) e gera uma excelente lucratividade, além de emprego e renda. A nossa intenção é de buscar investidores para esta região”, explicou.

Neste domingo a programação segue ainda com apresentação das bandas Mano do Forró, Oitavo Resgate, Jonas Esticado, Paulo Ricardo, ex-RPM e os sucessos de Xenhenhém e Aviné Vinny.

Franklin Pinheiro, participou a primeira vez do Festival e disse que vai voltar próximo ano. “Eu tenho familiares em São João, mas como moro em outro local, demoro muito para vir aqui, aproveitei esse ano e vim nessa época. Dizem que quem prova da cajuína, não esquece do gosto e é parecido com quem degusta as uvas de São João, não tem como esquecer o gostinho doce”, disse o estudante.

Ainda segundo Flávio Nogueira, já era esperado que mais uma edição do Festival fosse aprovada por todos. “A cidade está lotada, a praça cheia, as pessoas apreciando e cantando com as bandas, uma programação de cursos, oficinas,  tudo saindo como planejamos muito antes, o resultado é positivo. O trabalho de coordenar as ações dos órgãos envolvidos é para que todos os anos o resultado seja o mesmo, satisfatório”, finaliza o gestor.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: