UFPI abriga 500 gatos e cães; abandono de animais é crime


Gato na UFPI

Gato na UFPI Foto: Instagram/CatUFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou um censo para determinar a quantidade de animais que vivem no campus Ininga, zona Leste de Teresina. Segundo apurou a instituição, a UFPI estima que abriga, aproximadamente, entre 300 e 500 animais, entre cães e gatos, que foram abandonados.

Segundo o professor-doutor em Medicina Veterinária Cirúrgica, Marcelo Campos Rodrigues, as equipes que fazem a segurança da instituição estão orientadas a fiscalizar o abandono de animais no campus e ainda registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) se flagrar pessoas cometendo este tipo de atitude.

Gato na UFPI

As câmeras de segurança também serão analisadas pela vigilância para identificar o problema. “O abandono de animais é crime. As pessoas deixam os filhotes dentro de sacos e caixas dentro do campus, que é muito grande, e vão embora. É muito grande o abandono”, disse o professor-doutor.

A grande quantidade de animais representa um transtorno para a instituição. Isso porque há uma disputa entre eles pela comida nas praças de alimentação, o que gera brigas e muitos acabam se machucando. Além disso, existe o risco da transmissão de doenças.

Gato na UFPI

Esta semana, Marcelo Campos apresentou um programa de extensão à administração superior da UFPI onde trabalha o problema em quatro frentes: a castração; a educação, coibição e a capacitação de médicos veterinários.

“Queremos realizar uma política de proteção, convívio e bem-estar com os animais na UFPI. Nossa proposta foi apresentada e está em andamento. Paralelo a isso, queremos fazer a coibição de quem abandona o animal, que é crime”, afirma o Marcelo Campos.    

CATUFPI - A quantidade de animais abandonados na UFPI é tão grande que os alunos resolveram criar uma página na rede social Instagram intitulada @catufpi. As imagens mostram diversas situações dos animais na instituição e possui 2.498 seguidores e 195 publicações. 

Gato na UFPI
Campanha contra o abandono de animais

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: