UFPI e comando da PM traçam medidas de segurança para o Campus de Tere

combate violência Ufpi reunião


UFPI

UFPI Foto: Reprodução

 UFPI e comando da PM traçam medidas de segurança para o Campus de Teresina

Como parte das ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) para garantir a proteção da comunidade acadêmica e das pessoas que transitam diariamente pelo Campus Ministro Petrônio Portella - Teresina, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu o Comandante do Policiamento da Capital, Tenente Coronel Márcio; o Comandante de Área da Polícia Militar, Tenente Coronel Hudson Lima; o Comandante da Ronda Ostensiva de Naturezas Especiais (RONE), Tenente Coronel Raimundo Sousa; e o Comandante do Policiamento Escolar, Major Marcos Vinícius, para discutirem novas medidas de segurança. A reunião aconteceu na manhã de hoje (06), no Salão Nobre da Reitoria e teve a participação da Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado; do Chefe da Divisão de Vigilância (DV) da UFPI, José de Ribamar Silva; e do Coordenador de Comunicação Social da UFPI, Jornalista Maurício Santana.

Na reunião, foram discutidas medidas sobre o planejamento efetivo de segurança. O Reitor destacou que o trabalho será integrado entre a segurança da UFPI e a PM. "A segurança interna da UFPI tem obrigação de preservar o patrimônio, e isso inclui o trabalho de proteção da nossa comunidade, que é o principal patrimônio da nossa Universidade. Tomamos algumas medidas internas para melhorar a segurança, mas buscamos, também, o apoio da polícia militar para complementar o trabalho de segurança da UFPI. A polícia não vai atuar de forma ostensiva, não abordará estudantes e nem entrará nos prédios, ela vai prestar um apoio ao nosso serviço de segurança interna da UFPI", esclareceu.

Na quarta-feira (05) foi realizada uma reunião com o comando geral da PM para planejar as ações na UFPI e as orientações que serão dadas aos policiais que atuarão na UFPI. Segundo o Tenente Coronel Márcio, a tropa será orientada para a atuação no campus. "O campus universitário é como um templo. É preciso cuidado com as liberdades individuais e coletivas, com os direitos das pessoas. É um local de fomento da cultura, do saber e das artes. O policial que vem para cá, será devidamente orientado pelos seus comandantes. Ele atuará com o intuito de coibir os delitos que estão acontecendo e, ao mesmo tempo, entender o posicionamento dos estudantes, dos funcionários, para que não seja de forma invasiva que a PM esteja aqui presente, mas que seja de forma parceira e amiga", declarou.

A segurança da UFPI já é feita de forma compartilhada com o Comando de área da PM. O comandante Hudson Lima declarou que a forma de atuação será intensificada. "Serão feitas rondas constantes. Aumentaremos o número de rondas em horários diferentes, principalmente nesses horários de pico, quando os alunos estão chegando e saindo. Conversando com a segurança da Universidade, atuaremos nas rotas de fuga, reforçando o policiamento nos horários também que serão estudados com a segurança da universidade", informou o comandante.

O comandante da RONE, Tenente Coronel Raimundo Sousa, explicou que o trabalho do destacamento será feito em parceria com os outros comandos e com a segurança da UFPI. "Em um primeiro momento serão identificadas as pessoas que estão cometendo esses crimes. Depois, vamos implementar o nosso policiamento, tanto nas motos como de viaturas na área do entorno e na parte interna do campus. A ideia é que a gente possa ampliar o nosso efetivo para aumentar a sensação de segurança e, ao mesmo tempo, fazer operações pontuais, no sentido não só de identificar, mas também tirar de circulação os elementos que estão cometendo esses delitos na universidade".

O Policiamento Escolar apresentou a experiência do trabalho feito nas escolas do ensino fundamental e médio. O comandante Marcos Vinícius destacou que a vitimização dos estudantes é um ponto em comum entre as instituições de ensino. "Vamos elaborar estratégias para que possamos passar nossa experiência para a segurança da Universidade e complementar naqueles pontos em que a polícia militar possa atuar dentro do campus para que se reestabeleça a tranquilidade que é necessária para que os alunos se sintam bem e os professores possam realizar o seu trabalho", declarou.

A UFPI já implementa ações emergenciais de segurança, como: fechamento de portões de acesso considerados pontos vulneráveis; ampliação e melhoria da rede de iluminação do Campus; uso de correntes para fechar as vias de acesso ao curso de Moda, Design e Estilismo e ao Setor de Esportes, assim como ao CCN 2 (Centro de Ciências da Natureza), após às 22 horas durante a semana e o dia inteiro aos finais de semana e feriados; reativação e readequação de guaritas situadas no Setor de Esportes e CCA (Centro de Ciências Agrárias); investimento na modernização de portões de acesso, já instalado no Restaurante Universitário e com providências para instalação no CCA; e capina, limpeza e poda de áreas dentro do Campus, sem prejuízos às áreas de proteção ambiental.

Outra ação é o investimento no serviço de segurança eletrônica que irá inibir as ações delituosas em estacionamentos e outros espaços da Instituição. Serão instaladas 1.500 câmeras convencionais, 500 panorâmicas, 1.000 com infravermelho, 1.500 fixas (externas) e 100 móveis (externas). Esse quantitativo vai garantir a cobertura de toda a extensão do Campus. O projeto está em fase de licitação.

Desde a última terça-feira, a PM intensificou as rondas no Campus da UFPI. A ação foi deflagrada após reunião do Reitor da UFPI, José Arimatéia, com o Comandante do Policiamento da Capital, Tenente Coronel Márcio.

Fonte: ufpi

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: