Concursos

Uespi convoca professores aprovados em concurso

Fonte: Ascom UESPI | Editor: Redação 27/08/2018 15:02
UESPI UESPIFoto: Reprodução

O Governo do Estado autorizou neste mês de agosto a convocação dos 167 aprovados no concurso público para professor efetivo referente ao edital PREG/Uespi nº 001/2017. Com a finalização, em julho, de todas as etapas do certame no prazo determinado, cabe, nesse momento à Universidade Estadual do Piauí definir o quadro de lotação dos professores a serem nomeados. A audiência pública que determinará a Unidade Universitária de cada professor está marcada para os dias 11, 12 e 13 de setembro, conforme edital publicado.

De acordo com o pró-reitor de Ensino e Graduação (PREG) e Presidente da Comissão do Concurso, Pedro Soares Júnior, após definida a lotação dos aprovados, a lista será encaminhada para o Governo do Estado dá prosseguimento ao processo de nomeação e posse.

"Nós vamos encaminhar a lista ao governo com o compromisso de que até o final de setembro seja consolidado o processo de nomeação para que os candidatos apresentem toda documentação para serem contratados. Nossa meta é que em outubro esses professores já estejam em sala de aula", explica.

Segundo o Pró-reitor, o governo autorizou a convocação imediata dos 167 aprovados. A previsão é que no primeiro semestre de 2019 sejam chamados os outros 26 classificados no certame. Com eles, a Uespi passará a ter 193 novos professores efetivos para compor o Núcleo Docente Estruturante (NDE). Atualmente, a instituição conta com 43 cursos com demandas emergenciais no NDE. Com o concurso, 38 deles serão atendidos, sendo 34 integralmente e 4 parcialmente.

"Não tem o número total porque nem todas as vagas foram preenchidas, mas não porque não foi previsto no concurso. O certame ofertou vagas para todos os cursos que necessitavam de professores. Em Oeiras, por exemplo, não teve aprovado no curso de matemática. O número de cursos que atenderíamos seria maior se tivéssemos os 197 aprovados", comenta Pedro Soares. Para suprir a demanda completa, um edital para professor substituto será lançado no início do próximo ano.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) prevê também um novo concurso para professor efetivo em 2019. "Com a convocação dos aprovados, estaremos atendendo em parte as demandas apresentadas no PDI que foi discutido nos últimos anos. Compreendemos que essa não é uma demanda conclusiva. Ainda como aponta o próprio PDI, deverá haver outros concursos em um futuro bem próximo", esclarece o reitor Nouga Cardoso.

O reitor reforça que a possibilidade de fechamento de cursos não é uma discussão que está sendo feita por parte da Administração Superior. "A Universidade não trabalha com a possibilidade de extinção de nenhum dos cursos que atualmente oferece à comunidade. Estamos esperançosos que todos os professores possam assumir e a gente dê continuidade à boa formação acadêmica da Uespi ", finaliza Nouga Cardoso.

Comentários